Encontro Nacional de Comunicação da Justiça Eleitoral debate estratégias para 2023

Preparação para Eleições 2024 e combate à desinformação foram os temas principais do evento, realizado entre os dias 15 a 17 de fevereiro

Foto: Alejandro Zambrana - II Encontro Nacional de Comunicacao - 17.02.2023

Assessores de Comunicação dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se reuniram em Brasília, no período de 15 a 17 de fevereiro, em encontro nacional.  Durante o evento, os representantes das 27 Cortes Regionais discutiram os desafios e as estratégias para tornar a comunicação da Justiça Eleitoral (JE) com a sociedade cada vez mais eficiente.

Na abertura, realizada na quarta-feira (15), o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, falou sobre o combate à desinformação. “Temos o desafio de aprender a lidar com a máquina da desinformação, entender como o mecanismo funciona e combater de forma mais efetiva”, afirmou.

Na ocasião, a secretária de Comunicação do TSE (Secom), Giselly Siqueira, apresentou dados de 2022 referentes à comunicação institucional. Segundo ela, as ações foram desenvolvidas dentro de iniciativas que fortalecem a democracia, educam, combatem a desinformação, e valorizam a Justiça Eleitoral.

Giselly ressaltou a presença da JE em diversas plataformas como uma forma de interagir com públicos de diversas idades em linguagem apropriada, sempre levando informação de qualidade. A presença digital surtiu efeito. Em 2022, o número de jovens aptos a votar aumentou em 51,13% comparado a 2018. O comparecimento desse público foi de 52,3% no primeiro turno.

Planejamento para 2023

Durante o evento, foram apresentadas pela secretária de Comunicação, juntamente com os coordenadores de Imprensa do TSE, Laura Gracindo; de Mídias e Web, Fábia Galvão; e de Rádio e TV, Inorbel Maranhão, as ações de comunicação previstas para este ano.

Todas as atividades serão realizadas dentro de cinco eixos principais: fortalecimento da Justiça Eleitoral; comunicação Interna; enfrentamento da desinformação, educação midiática e capacitação; comunicação institucional e melhorias de processos. 

Para o assessor de Comunicação do Tribunal Regional de Pernambuco (TRE-PE), Gilvan Oliveira, eventos como este possibilitam trocas interpessoais e une ainda mais os gestores. “Esses encontros reforçam os laços, os compromissos e também permitem um intercâmbio de experiências, o que só vem a somar para tribunais que têm realidades bem diferentes”, destacou.

Desinformação

Criada em outubro de 2020 para desmentir os principais boatos sobre o processo eleitoral, a página Fato ou Boato foi um dos assuntos abordados no segundo dia do evento. Bruna Athayde e Jéssica Vasconcelos, que integram a Secom, explicaram aos participantes na quinta-feira (16) como são estruturados e apurados todos os conteúdos publicados no site. Em 2022, somente de agosto a dezembro, foram publicados 155 esclarecimentos e registrados nove milhões de acessos. Na véspera do 1º turno das eleições, por exemplo, foram 300 mil acessos.

O evento foi encerrado nesta sexta-feira (17) com a segunda aula da oficina de monitoramento de redes sociais, conduzida por professores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e uma visita ao Museu do Voto TSE. A oficina será concluída em março, durante o Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje). Mais do que propiciar uma reflexão sobre estratégias de combate à desinformação, o curso também visa a proporcionar o conhecimento sobre como os ecossistemas comunicativos digitais.

MM,GA/CM

Leia mais:

15.02.2023 - Alexandre de Moraes discute com TREs desafios da comunicação

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido