Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-CE passa a oferecer estrutura para inclusão digital

Inicialmente, projeto abrange quatro municípios do estado: Graça, Ibiapina, Palmácia e Tauá

Seminário: O Sistema de Justiça pelas Mulheres - 24.03.2023

Os municípios de Graça, Ibiapina, Palmácia e Tauá foram os primeiros do Ceará a receber, nesta quinta-feira (27), Pontos de Inclusão Digital (PID), instalados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). As estruturas descentralizadas funcionarão como espaços para a prestação de serviços judiciários. O PID é um canal que democratiza o acesso dos excluídos digitais às Justiças Eleitoral, Federal, Estadual e Trabalhista. O objetivo é levar a solução para o maior número possível de cidades em todo o estado.

Os locais permitirão que cidadãs e cidadãos – considerados excluídos digitais – utilizem a estrutura para participar de depoimento em eventuais processos judiciais como partes ou testemunhas, por exemplo, por meio de videoconferência. Também haverá atendimentos via Balcão Virtual, plataforma pela qual são prestadas assistências remotas ao público externo para emissão de certidões on-line.

Nas últimas semanas, a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) se reuniu com representantes de instituições como a Associação dos Municípios do Estado (Aprece) e o Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7) para agregar esforços na implantação desses pontos. Na última terça-feira (25), o encontro foi com a Defensoria Pública do Estado, representada pela defensora pública-geral, Elizabeth Chagas, e pela subdefensora-geral, Sâmia Farias.

Reunião entre gestores dos PIDs e representantes da JE cearense - 27.07.2023

“A intenção é prestar serviço ao cidadão de maneira rápida, transparente e com excelência, privilegiando o acesso à Justiça para as pessoas que mais precisam”, argumenta o presidente do TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos.

Serviços

Os PIDs permitirão a realização de consultas e atos processuais, como depoimento de partes, de testemunhas e de colaboradores da Justiça por sistema de videoconferência, bem como o atendimento por meio do Balcão Virtual, instituído pela Resolução CNJ nº 372/2021, com possibilidade de agregação de outros serviços públicos voltados à cidadania.

A instalação dos PIDs está regulamentada pela Resolução nº 508/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Portaria nº 802/2023 do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

DG/CM, DM

Fonte: Ascom do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE)

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido