Clica e Confirma aborda prejuízos da desinformação contra o processo eleitoral

Também é destaque o julgamento da ação de investigação contra Jair Bolsonaro, candidato à reeleição para presidente da República em 2022

TSE CLICA E CONFIRMA 2.12.2012

O Clica e Confirma desta semana se aprofunda em um tema que atenta contra a democracia e a liberdade: a desinformação contra o processo eleitoral, sobretudo em relação às urnas eletrônicas. O programa traz um bate-papo com o pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Eron Cugler, que também atua como colaborador do Grupo de Pesquisa do Debate Político no Meio Digital da Universidade de São Paulo (USP).

Esta edição do Clica destaca também que está marcado para o dia 22 de junho o início do julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição à Presidência da República em 2022. A ação foi proposta pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e acusa Bolsonaro e Walter Souza Braga Netto – que concorreu à Vice-Presidência pela mesma chapa – de cometerem abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação social.

No quadro “A Justiça Eleitoral Mora ao Lado”, é contada a história do mesário Mayke Henrique Alves, estudante de Direito que mora em Rio Negro (MS), no coração do Pantanal, e que há três eleições faz questão de doar seu tempo para contribuir com o processo democrático.

Entre outros assuntos, o programa também traz a informação de que o corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, concluiu o ciclo de correição no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), efetivando, assim, uma importante ferramenta de medição da qualidade, da regularidade e da eficiência dos serviços prestados à população. Na ocasião, o ministro foi agraciado pelos anfitriões com a Medalha de Alta Distinção do Regional paraibano.

Programa

O Clica e Confirma vai ao ar todas as sextas-feiras. É possível ouvir e até mesmo baixar o programa no Portal do TSE – na seção Rádio –, no canal do TSE no Spotify e nas plataformas Google Podcasts e Apple Podcasts.

O programa é produzido pela Secretaria de Comunicação e Multimídia do TSE e também é veiculado pela Rádio Justiça e por outras emissoras parceiras da Justiça Eleitoral em todo o país.

DG/LC, DM

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido