Dia Mundial do Meio Ambiente: TSE atua para cumprir Agenda 2030 da ONU

Eliminação de copos descartáveis é o primeiro tema de campanha do PLS 2021-2026

TSE fachada AC
Fachada do prédio do TSE - Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

Neste dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar a data, entra em vigor a primeira ação da campanha do Plano de Logística Sustentável (PLS) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tem como objetivo eliminar copos descartáveis plásticos. A meta é extinguir o uso desses materiais até 2026 com a ajuda de todas as pessoas que trabalham no Tribunal, usando garrafinhas, copos e xícaras pessoais.

O PLS/TSE 2021-2026 foi atualizado em fevereiro deste ano e apresenta ações relacionadas na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), reiterando o compromisso da Corte com esse importante instrumento de desenvolvimento sustentável global.

A Agenda 2030 é um plano de ação mundial que reúne 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas que visam a dignidade e a qualidade de vida para todos os seres humanos, sem comprometer o meio ambiente e, consequentemente, as gerações futuras.

Para que os funcionários conheçam a Agenda 2030 e pratiquem ações sustentáveis, no trabalho e na vida particular, a Secretaria de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental (SMG), por meio da Comissão Permanente Gestora do PLS, promove a partir deste mês uma campanha interna contínua de conscientização.

Orientações do CNJ

Além de estar alinhado à Agenda 2030, o PLS/TSE 2021-2026 também está em sintonia com a Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 400/2021 e traz 18 indicadores: papel, copos descartáveis, água envasada em embalagem plástica, impressão, energia elétrica, água e esgoto, gestão de resíduos, reformas e construções, limpeza, vigilância, telefonia, veículos, combustível, apoio ao serviço administrativo, aquisições e contratações, qualidade de vida, capacitação em sustentabilidade e descarte da urna eletrônica.

PLS

Plano de logística sustentável 2021 - 2026 - 05.06.2023

O PLS/TSE, construído de modo coletivo pelos servidores, define objetivos e responsabilidades, além de ações, metas quantitativas, prazos de execução, mecanismos de monitoramento e avaliação de resultados. O Plano permite o estabelecimento e o acompanhamento das práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade dos gastos, que objetivam melhor eficiência no uso dos recursos públicos e na gestão dos processos de trabalho, considerando a visão sistêmica da Justiça Eleitoral.

Confira o PLS/TSE 2021-2026.

GA/LC, CM, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido