“A eleição é o coração da democracia representativa”, afirma Edilene Lôbo em palestra para alunos do MS

Ministra recebeu cerca de 100 estudantes do ensino fundamental que participaram nesta quarta (29) de visita guiada pelo TSE

Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE - Visita de estudantes - 29.11.2023

Nesta quarta-feira (29), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu, para uma visita guiada, cerca de 100 estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Antônio Henrique Filho, da cidade de Brasilândia, localizada no Mato Grosso do Sul. Os alunos foram recebidos pela ministra Edilene Lôbo, que falou sobre a composição da Corte Eleitoral e o processo das eleições no país.

A ministra enfatizou a participação de pessoas negras, sobretudo de mulheres, em espaços decisórios como um desafio a ser enfrentado todos os dias. “A eleição é o coração da democracia representativa, que precisa de pessoas atuando em nosso nome nos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário”, destacou Edilene Lôbo.

Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE - Visita de estudantes - 29.11.2023

Nas boas-vindas, a ministra incentivou os estudantes a visitarem os diversos espaços de Brasília. “Que vocês possam circular por todos esses espaços e ter em mente que, conforme a Constituição diz no parágrafo único do artigo 1º, ‘todo poder emana do povo’”, afirmou.

A visita foi guiada pelo servidor da Assessoria de Cerimonial Renato Carvalho e pela estagiária Giovanna Silva, que contaram um pouco da história do Tribunal e da Justiça Eleitoral. Antes de encerrar o tour, os alunos conheceram o Museu do Voto – onde puderam aprender sobre a evolução do processo eleitoral no país –e o plenário.

Programa de Visitas

A presença de alunas e alunos nas dependências do TSE faz parte do Programa de Visitas de Estudantes no Tribunal. A iniciativa visa mostrar o funcionamento do Tribunal e relatar a história da Justiça Eleitoral por meio de visitas orientadas.

MS, IA/LC, DM 

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901,
Tribunal Superior EleitoralTel.:(61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário : segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido