3º dia do Teste da Urna 2023: investigadoras e investigadores preparam estratégias para efetivar planos

Integrantes da Comissão Avaliadora e técnicos do TSE comentam movimentação dos participantes no ambiente do evento

Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE - Teste Público de Segurança da Urna - 29.11.2023

Nesta quarta-feira (29), o terceiro dia do Teste Público de Segurança da Urna 2023 foi movimentado, com investigadoras e investigadores buscando efetivar estratégias e executar planos de teste de verificação da segurança das urnas eletrônicas. Desde segunda-feira (27), 36 pessoas trabalham para executar 31 planos nos sistemas a serem utilizados nas Eleições Municipais de 2024. O evento vai até sexta (1º), em ambiente reservado no edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF).

Comissão Avaliadora

Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE - Teste público de segurança da urna - 29.11.2023

Servidor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e integrante da Comissão Avaliadora do Teste da Urna, Antonio Esio Marcondes Salgado, o Toné, acredita que os planos serão efetivamente aplicados a partir de agora. “Em princípio, nos primeiros dias, os investigadores têm um contato maior com o sistema, com as novas versões de software e sistemas periféricos da urna eletrônica. Só aí começam a tentar identificar algum tipo de vulnerabilidade, ou supõem o que seja algum tipo de vulnerabilidade. Mas ainda está numa fase incipiente”, explica Antonio Esio.

Ele explicou que o Inpe participa do processo de aperfeiçoamento da urna eletrônica desde o início do projeto, em 1995, ao lado de outros órgãos. “Temos conhecimento de todo o processo e acompanhamos a evolução da urna eletrônica”, ressalta o especialista.

Investigadoras e Investigadores

Com relação aos participantes do evento, o grupo proveniente da Universidade Federal Fluminense (UFF), de Niterói (RJ), está concluindo o ambiente para executar seus dois planos de teste: tentativa de Man-in-the-Middle na comunicação do teclado com Arduíno e reconhecimento das teclas digitadas usando Inteligência Artificial (IA).

A equipe é representada pelo doutor em Engenharia de Sistemas e Computação e mestre em Matemática Luis Antonio Brasil Kowada e composta também por Gabriel Cardoso de Carvalho, Caubi de Souza Loureiro Rosa e Camila Ferreira Alves.

Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE - Teste Público de Segurança da Urna - 29.11.2023

Camila Alves explica que o mais complicado foi preparar o ambiente. Ela ressalta que a estrutura de apoio disponibilizada pela Justiça Eleitoral é fundamental. “Agora estamos com o ambiente todo preparado e vamos pegar mais pesado no desenvolvimento do teste da IA. Acho que de hoje para amanhã a gente já começa a ver os primeiros resultados”, afirma a participante.

Conheça o perfil e os planos dos participantes do Teste da Urna.

Suporte da equipe do TSE

Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE - Teste Público de Segurança da Urna - 29.11.2023

O assessor-chefe da Gestão Eleitoral do TSE, Thiago Fini, reitera que as equipes técnicas da Corte estão no ambiente do Teste da Urna exatamente para ajudar, acompanhar e facilitar, no que for possível, as demandas apresentadas por investigadoras e investigadores. Para ele, o andamento da execução dos planos de teste já está bem intenso, com os participantes conversando entre si. “Dá para ver a movimentação e a grande interação durante o teste. E isso é muito bom”, garante Fini.

Teste Público da Urna

O Teste Público de Segurança da Urna (TPS) 2023 é voltado a especialistas com interesse em colaborar com a Justiça Eleitoral no aprimoramento dos sistemas eletrônicos de votação e apuração a serem utilizados nas Eleições Municipais de 2024, bem como contribuir para o fortalecimento da democracia. 

1/ Galeria de imagens

O evento tem como objetivo fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, assim como propiciar o aperfeiçoamento do processo eleitoral.

Nesta edição do Teste Público, a ação dos participantes ocorre nas urnas eletrônicas modelos 2022 e 2020, com os respectivos firmwares (programas que fazem tarefas de controle do hardware) e mídias eletrônicas. Também podem ser testados o Gerenciador de Dados, Aplicativos e Interface com a Urna Eletrônica (Gedai-UE), o Software de Carga, o Software de Votação, o Sistema de Apuração, o Kit JE-Connect, entre outros sistemas previstos no artigo 2º do edital do evento.

MC/EM, LC, DM

Leia mais:

28.11.2023 - 2º dia do Teste da Urna 2023: participantes seguem na execução dos planos previstos

27.11.2023 - Conheça as investigadoras e os investigadores do Teste da Urna 2023

27.11.2023 - É hoje: começa o Teste Público de Segurança da Urna 2023

13.11.2023 - Teste da Urna 2023: divulgada lista com inscrições aprovadas

03.11.2023 - Teste da Urna 2023: Comissão Reguladora aprova 15 inscrições

26.10.2023 – Teste da Urna 2023: pré-inscritos devem encaminhar planos até esta sexta (27)

20.10.2023 - Teste da Urna: investigadores concluem inspeção para a elaboração de planos de ataque

18.10.2023 - Teste da Urna 2023: publicado novo calendário do evento

18.10.2023 - Conheça a estrutura montada para inspeção do código-fonte pelos pré-inscritos no Teste da Urna

16.10.2023 - Teste da Urna 2023: começa hoje (16) a segunda etapa de pré-inspeção do código-fonte

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido