União Brasil inspeciona código-fonte da urna eletrônica

Partido foi o primeiro a enviar integrantes ao TSE para fiscalizar código, desde a abertura do Ciclo de Transparência, em 4 de outubro

Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE - Inspeção do código-fonte por representantes do partido Uniã...

Dois representantes do União Brasil (União) estiveram na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta sexta-feira (10), para inspecionar o código-fonte da urna eletrônica e dos sistemas eleitorais a serem utilizados no pleito municipal de 2024. Desde a abertura do Ciclo de Transparência – Eleições 2024, no dia 4 de outubro, a legenda é a primeira entidade fiscalizadora a enviar integrantes para realizar a inspeção.

Veja reportagem no canal do TSE no YouTube.

Antes do início da inspeção, programada para ocorrer das 12h às 19h desta sexta, um técnico da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE explicou aos representantes do União Brasil os procedimentos necessários para a realização da vistoria. O Tribunal não faz nenhuma intervenção na auditoria realizada pelas entidades, que são livres para trabalhar como desejarem.

Credibilidade do sistema eleitoral

“É importante para o processo democrático do nosso país, depois dos últimos acontecimentos, que tanto as entidades quanto o público venham conhecer e entender o processo”, afirmou Rute da Cruz Pessoa, do Departamento de Filiação do União Brasil.

Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE - Inspeção do código-fonte por representantes do partido Uniã...

Rute elogiou o espaço destinado à inspeção, localizado no subsolo do edifício-sede do TSE. “Fiquei impressionada com toda a estrutura. Desde a primeira portaria, quando chegamos, até o pessoal que nos recebeu aqui. Uma equipe muito bem treinada e muito bem orientada. Fomos muito bem recepcionados. Agora é observar como tudo funciona”, disse.

O Tribunal também disponibiliza, às entidades que se interessam em inspecionar o código-fonte e os sistemas eleitorais, uma apresentação, com os dados sobre as funcionalidades da urna eletrônica, a preparação do equipamento, a votação em si, os sistemas de segurança e o processo de divulgação dos resultados, entre outras informações. Porém, o União Brasil informou que o material não é necessário neste momento.

Para Davi Khoury Oliveira, gerente de Tecnologia da Informação do partido, a visita é uma forma de conhecer o sistema eleitoral mais profundamente. “Eu trabalho com desenvolvimento de sistemas, vivo diariamente isso e sei a complexidade que é o sistema eleitoral do Brasil e a eficiência com que ele trabalha”, ressaltou o representante do União.

Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE - Inspeção do código-fonte por representantes do partido Uniã...

Ele revela a sua admiração pela Justiça Eleitoral brasileira. “Sou um admirador de todo o sistema, da velocidade com que chegamos ao resultado final das eleições. Eu acredito muito no sistema eleitoral do Brasil. Ele é um dos melhores do mundo”, finalizou Davi Khoury.

Sobre a ação

A abertura do código-fonte da urna é um procedimento obrigatório realizado pelo TSE antes de cada eleição. Em 2021, o TSE ampliou o prazo para a fiscalização pelas entidades para um ano antes do pleito – até então, o período era de seis meses. Esse prazo se inicia com o lançamento do chamado Ciclo de Transparência.

De acordo com a Resolução TSE nº 23.673/2021, 14 classes de entidades fiscalizadoras – que representam a sociedade civil – estão legitimadas a inspecionar o código-fonte da urna e os sistemas eleitorais, mediante agendamento prévio.

São elas: partidos políticos, federações e coligações; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Ministério Público (MP); Congresso Nacional; Controladoria-Geral da União (CGU); Polícia Federal (PF); Sociedade Brasileira de Computação (SBC); Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea); Conselho Nacional de Justiça (CNJ); Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP); Tribunal de Contas da União (TCU); Confederação Nacional da Indústria (CNI), demais integrantes do Sistema Indústria e entidades corporativas pertencentes ao Sistema S; instituições privadas brasileiras, sem fins lucrativos, com notória atuação em fiscalização e transparência da gestão pública; e departamentos de TI de universidades.

MS, JL/EM, LC, DM

Leia mais:

23.10.2023 – Seis coisas que você precisa saber sobre o código-fonte

11.10.2023 – Abertura do código-fonte e Teste da Urna: entenda as diferenças entre as duas oportunidades de auditoria

4.10.2023 – Moraes anuncia abertura do código-fonte e reafirma confiabilidade na urna eletrônica

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido