Confira a pauta de julgamentos do TSE desta terça-feira (26)

Sessão será transmitida ao vivo, a partir das 19h, pela TV e Rádio Justiça e pelo canal do TSE no YouTube

plenário vazio

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se reúnem no plenário a partir das 19h desta terça-feira (26) para julgar diversos processos, entre eles, recursos sobre trancamento de ação penal  contra um deputado federal eleito por Minas Gerais, compra de votos e corrupção eleitoral na cidade Mauriti (CE), bem como suposta fraude à cota de gênero pelo Democratas (DEM) nas Eleições 2020 em Itararé (SP). 

Na sessão administrativa, os ministros devem apreciar uma minuta que visa alterar resolução sobre os procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação e um projeto de criação de nova zona eleitoral no município de Ananindeua (PA).

Veja, abaixo, a lista dos processos pautados:

Agravo Regimental no Recurso Especial Eleitoral (Respe) 0600425-74.2021.6.13.0000
Recurso interposto pelo Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) contra acórdão do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) que determinou trancamento de ação penal ajuizada em desfavor do deputado federal Luís Henrique de Oliveira Resende (Avante). Ele foi acusado  de apresentar à Justiça Eleitoral pedido de registro de candidatura de Ariane Alves Barbosa às Eleições 2018, sem que a candidata tivesse autorizado, assinado ou concordado com o ato.
Relator: ministro Nunes Marques

Agravo no Respe 0600001-90.2021.6.06.0076
Recurso contra decisão do TRE do Ceará, que cassou o mandato e o diploma do vereador Francisco Auricélio Vieira, eleito nas Eleições 2020 no município de Mauriti (CE), por compra de votos e corrupção eleitoral. A  Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) foi  proposta pelo MP Eleitoral.
Relator: ministro Benedito Gonçalves

Agravo no Respe 0600561-68.2020.6.26.0057
Recurso contra acórdão do TRE de São Paulo, que reconheceu a prática de abuso de poder pelo partido Democratas (DEM), em razão de fraude à cota de gênero mediante o registro de candidaturas fictícias nas Eleições 2020 em Itararé (SP). O Regional cassou o diploma e o mandato de Reinaldo Roberto Diogo, eleito vereador, e dos suplentes eleitos pela sigla, além dos registros de candidatura e diplomas de todos os candidatos vinculados ao Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap) do DEM municipal, entre outras determinações.
Relator: ministro Benedito Gonçalves

Instrução 0600747-28.2019.6.00.0000 
Minuta de instrução que visa alterar a Resolução TSE nº 23.673/2021, que dispõe sobre os procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação.
Relator: ministro Alexandre de Moraes

Criação/Remanejamento de Zona Eleitoral 0043906-22.2009.6.00.0000
Projeto de criação de nova zona eleitoral no município de Ananindeua (PA), aprovado pelo Tribunal Regional Eleitoral paraense (TRE-PA) e submetido ao TSE para homologação.
Relator: ministro Nunes Marques

A lista de processos está sujeita a alterações.

Acompanhe a sessão de julgamento, ao vivo, pela TV e Rádio Justiça e pelo canal do TSE no YouTube

Confira a relação completa dos processos.

Sustentação oral

Advogadas e advogados que pretendem fazer sustentação oral durante a sessão, por videoconferência ou de forma presencial, devem preencher o formulário disponível no Portal do TSE com 24 horas de antecedência. 

MC/LC, DM

Siga os perfis oficiais do TSE nas principais redes sociais:

YouTube – @justicaeleitoral
Facebook – @TSEJus
Instagram – @tsejus
Twitter X – @tsejusbr
Flickr – @tsejusbr
Linkedin – @tsejus
TikTok – @tsejus
Kwai – @TSEJus
Telegram – @tsejus
ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido