TSE recebe a visita de alunos de Direito de Brusque (SC), Joinvile (SC) e Maceió (AL)
Alunos foram recepcionados pela ministra Edilene Lôbo e pelo ministro Ramos Tavares
Nesta semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu a visita de alunos de Direito da Fundação Educacional de Brusque (Unifebe), da Universidade Univille de Joinville, ambas em Santa Catarina, e do Centro Universitário Cesmac, de Maceió (AL). Todos foram cumprimentados pelo presidente do Tribunal, ministro Alexandre de Moraes, durante as sessões plenárias da Corte. Ainda nesta semana, o TSE recebeu a visita de alunos do Quilombo Mesquita, na Cidade Ocidental (GO).
Brusque
Na noite de terça-feira (19), os alunos foram recebidos pelo ministro Ramos Tavares, que explicou a composição da Corte, enfatizando que a Justiça Eleitoral não tem carreira própria. Segundo informou, os ministros do TSE são oriundos do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e da classe dos advogados.
O ministro frisou ainda a importância do combate à desinformação. “A liberdade do voto só existe com informação verdadeira”, disse aos estudantes.
Maceió e Joinville
Na manhã de quinta-feira (21), o TSE recebeu estudantes de Direito do Centro Universitário Cesmac, de Maceió (AL), e da Universidade Univille, de Joinville (SC). Os alunos fizeram uma visita guiada pelas estruturas do edifício-sede e tiveram a oportunidade de acompanhar o processo de abertura da urna eletrônica, conduzido pelo servidor Daniel Rios, da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI).
Os estudantes foram recebidos pela ministra Edilene Lôbo, que proferiu palavras de estímulo aos futuros profissionais do Direito. "Quem advoga no processo eleitoral advoga em qualquer campo. Esse é um campo que merece atenção e há espaço para trabalho”, concluiu.
Programa de Visitas ao TSE
A presença dos estudantes no TSE faz parte do Programa de Visitas de Estudantes Universitários dos Cursos de Direito. A visitação é aberta ao público, de segunda a sexta-feira, no período vespertino, ou às terças e quintas, coincidindo com os dias de sessão plenária.
A solicitação de agendamento deve ser feita com antecedência mínima de cinco dias pelo e-mail visita@tse.jus.br, devendo o solicitante informar: nome da instituição; data desejada e horário; e nome e telefone de contato do responsável pelo agendamento.
Os visitantes podem conhecer o TSE a partir de roteiro elaborado pela equipe da Assessoria de Cerimonial. O Museu do Voto, o plenário e os auditórios são alguns dos exemplos de espaços abrangidos pelo programa.
GA, MS/LC, DM
Siga os perfis oficiais do TSE nas principais redes sociais: