Mais de 30 emissoras vão exibir documentário sobre a participação dos jovens nas eleições

Jovens que votaram pela primeira vez revelam o impacto da experiência em suas vidas

JOVEM A VOZ DE QUEM FAZ HISTORIA 08.04.2024

Mais de 30 emissoras de televisão do país, parceiras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vão veicular o documentário “Jovem – A Voz de Quem Faz História”, que estreou no dia 8 de abril.  

O material mostra a experiência de jovens que participaram das eleições pela primeira vez, mesmo antes da obrigatoriedade, e também de quem optou por esperar a maioridade para ir à urna e exercer esse direito, que faz parte da cidadania.

Pela Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto no Brasil são facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, as pessoas analfabetas e os maiores de 70 anos. E são obrigatórios aos maiores de 18 anos.

“Jovem – A Voz de Quem Faz História” faz parte da campanha de incentivo à participação de jovens no processo eleitoral, promovida pela Justiça Eleitoral em todo o país, e está disponível no canal da Justiça Eleitoral no YouTube.

Entre as emissoras que vão veicular o documentário, estão a TV Justiça, TV Câmara dos Deputados, canais de assembleias legislativas estaduais, câmaras de vereadores e televisões universitárias, entre outras.

Confira as emissoras que vão exibir o documentário

O documentário

A partir do ponto de vista das entrevistadas e dos entrevistados, o documentário retrata a tomada de decisão da juventude para tirar o título eleitoral, a experiência no dia da votação e os motivos pelos quais alguns jovens decidem participar ou não do processo eleitoral, mesmo tendo direito de votar antes da maioridade.

No material, os jovens também mostram como funciona o uso das redes sociais como meio de informação sobre o processo eleitoral e o impacto disso na experiência que tiveram. E, ainda, como é o convívio com a desinformação nessas plataformas e o que acreditam ser necessário para combater a disseminação de informações falsas na internet.

RS/EM, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido