Educamídia aproxima professores e jovens na luta contra a desinformação em tempos de IA

Programa fornece material para aprofundar o debate sobre os impactos da inteligência artificial nas eleições

Educação midiática 21.03.2024

O Instituto Palavra Aberta, entidade sem fins lucrativos, fortalece a parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no combate à desinformação por meio do programa Educamídia. A iniciativa capacita professores e organizações de ensino para engajar pais e jovens no processo de educação midiática da sociedade.

O objetivo do programa, que tem o apoio do Google.org, é atuar na formação de educadores com foco na interpretação crítica das informações, na produção ativa de conteúdos e na participação responsável na sociedade.

Um dos materiais disponibilizados aos professores para o trabalho com estudantes do ensino médio, por exemplo, trata das potencialidades e dos desafios da inteligência artificial (IA) nas campanhas eleitorais. A proposta é levar os alunos a refletirem sobre as regras de uso ético e responsável das novas tecnologias no contexto político e fora dele.

Educação cidadã

Com enorme potencial de comunicação nos diversos meios, educadores têm na ferramenta um auxílio para disseminar aos jovens o conhecimento em torno de assuntos essenciais para a segurança e a realização do processo eleitoral.

Por exemplo, as atividades em grupo exploram o site thispersondoesnotexist.com (“esta pessoa não existe”, em português). Trata-se de uma aplicação de IA que cria rostos fictícios de pessoas a cada clique. O acesso pode ser feito por celular ou computador.

Qual é a principal diferença entre as imagens geradas no site? É uma das provocações após a leitura dos materiais, para que, na hora de pensar no contexto eleitoral, os alunos discutam as maneiras que a IA pode interferir em uma eleição.

A turma tem o debate guiado pelas principais regras definidas pelo TSE quanto ao uso desse tipo de tecnologia:

  • proibição de deep fakes na propaganda eleitoral;
  • obrigação de avisar em caso de uso de qualquer IA em propaganda eleitoral; e
  • restrição do uso de robôs para intermediar contato com o eleitor (a campanha não pode simular diálogo com candidato ou qualquer outra pessoa).

 

Mãos à obra

 

A educação midiática não é uma disciplina à parte, mas um conjunto de habilidades transversais para que os jovens possam acessar, analisar, criar e participar do ambiente informacional com responsabilidade e senso crítico.

O laboratório não estaria completo sem a possibilidade de criar: meninas e meninos são convidados a refletir sobre o tema em casa e elaborar juntos um apanhado de regras para o uso ético e seguro das IAs no contexto escolar.

 

Na plataforma do Educamídia, é possível acessar uma lista de referências para servir aos estudos midiáticos. Textos, vídeos, reflexões estão disponíveis para todo e qualquer cidadão colaborar com essa luta conjunta em defesa da democracia.

 

CA/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido