Faltam 7 meses para as Eleições 2024: conheça 6 motivos para ser mesário

As mesárias e os mesários são peças fundamentais para a realização do pleito e ajudam a colocar de pé uma das maiores votações do planeta

Série 6 pontos sobre as eleições 06.02.2024

As Eleições Municipais de 2024 ocorrem em 6 de outubro. Nesse dia, eleitoras e eleitores de 5.569 municípios brasileiros irão às urnas escolher prefeitas e prefeitos, vice-prefeitas e vice-prefeitos e, ainda, vereadoras e vereadores para as câmaras municipais. Nas cidades com eleitorado maior que 200 mil pessoas, caso candidatas e candidatos não alcancem a metade dos votos mais um, os dois mais votados disputam o 2º turno em 27 de outubro. E, para realizar um pleito dessa magnitude, a Justiça Eleitoral conta com o importante trabalho das mesárias e dos mesários.

Até outubro, o Portal do TSE publicará uma série de reportagens especiais, todo dia 6 de cada mês, apresentando seis pontos relevantes sobre as Eleições Municipais de 2024. Confira, a seguir, a segunda reportagem da série: 6 motivos para ser mesário.

 

  1. Trabalho voluntário

O trabalho de mesária ou mesário não é remunerado. Ou seja, quem trabalha no dia das eleições presta um serviço ao país e à democracia – são peças fundamentais para garantir o sucesso da eleição, atuando na recepção das eleitoras e dos eleitores, bem como na condução dos trabalhos na seção eleitoral. Qualquer pessoa maior de 18 anos e que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral pode trabalhar como mesária ou mesário. Clique aqui e se voluntarie.

  1. Concurso público

Alô, alô, concurseiros! Ter exercido a função de mesária ou mesário pode fazer toda a diferença para quem presta concurso público. É que, em caso de empate na seleção dos candidatos, o trabalho prestado à Justiça Eleitoral pode ser usado como critério de desempate. Mas atenção: a regra deve estar prevista em edital. Fique de olho.

  1. Auxílio-alimentação

No dia da eleição, mesárias e mesários recebem ajuda de custo para alimentação no valor de R$ 60,00. O auxílio se estende ao pessoal de apoio logístico e que também trabalha no dia da eleição. As informações constam da Portaria TSE nº 63/2023.

  1. Folga no trabalho

Cada dia trabalhado ou de treinamento como mesária ou mesário da Justiça Eleitoral dá à pessoa direito a dois dias de folga no emprego. E o que é melhor: sem descontos no salário. O cálculo é feito com base na declaração de dias trabalhados emitida pela Justiça Eleitoral. Vale lembrar que as folgas precisam ser negociadas com a empresa, o órgão ou a instituição em que a mesária ou o mesário trabalhava na época da eleição.

  1. Capacitação e treinamento

A Justiça Eleitoral oferece capacitação para as mesárias e os mesários que vão trabalhar nas Eleições 2024. Os treinamentos ocorrem de maneira presencial ou a distância, pela internet. As aulas ocorrem após a nomeação pelo cartório eleitoral e abordam assuntos como a organização e a preparação da seção eleitoral, o funcionamento da urna eletrônica e os documentos exigidos no dia do pleito. Ao final do curso, os mesários recebem um certificado de conclusão de treinamento.

  1. Aplicativo exclusivo

Quem passa pelo treinamento tem acesso exclusivo ao aplicativo “Mesário” (disponível para download no Google Play e na Apple Store). Além de oferecer todas as informações necessárias às mesárias e aos mesários que ajudam a Justiça Eleitoral no pleito, a ferramenta on-line também possibilita a visualização do progresso das aulas e divide os conteúdos por blocos de assuntos. E vale lembrar: só quem tiver sido formalmente nomeado para trabalhar nas eleições terá acesso ao app.

DV/LC, DM

Leia mais:

06.02.2024 – 6 motivos para votar: participe das Eleições 2024

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido