Inscreva-se: Fórum Nacional VerDemocracia é aberto ao público
Evento será em setembro, em Belém, e vai discutir desafios ambientais e eleições, inclusão, novas tecnologias e cultura democrática

Sede da COP30, a cidade de Belém também recebe, no mês de setembro, o Fórum Nacional sobre a preparação das Eleições de 2026. Dos dias 15 a 17, especialistas da Justiça Eleitoral e convidados vão debater como as questões ambientais repercutem na logística das eleições, como a tecnologia e a inteligência artificial podem impactar os direitos dos eleitores e como a Justiça Eleitoral deve se preparar para mitigar os efeitos das mudanças climáticas no pleito em 2026. O Fórum Nacional VerDemocracia, com inscrições abertas, vai discutir também a consolidação do Estado Democrático de Direito, o processo eleitoral e as novas tecnologias, bem como a inclusão social e a cultura democrática, entre outros.
Iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), em conjunto com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Fórum tem como público-alvo pessoas interessadas no processo eleitoral, servidores públicos, magistrados, advogados, especialistas em sustentabilidade e estudantes. As inscrições podem ser feitas neste link.
O Fórum terá início no Dia Internacional da Democracia, 15 de setembro, no teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas. A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, fará a conferência de abertura do evento, que contará com ampla programação. O encerramento será feito pelo vice-presidente do TSE, ministro Nunes Marques, que conduzirá o pleito de 2026.
Contexto
Dados do Eleitorado Indígena em todo o Brasil, ampliação de acesso e acessibilidade nas eleições, economia verde, propaganda eleitoral e outros temas estão na programação, disponível no site do evento: https://verdemocracia.tre-pa.jus.br/.
No Fórum, os participantes se reunirão para debater, propor e afirmar práticas que podem assegurar o melhor cumprimento das competências da Justiça Eleitoral, mesmo diante de grandes desafios da atualidade, como os ambientais, a preservação da democracia e o uso responsável das novas tecnologias.
Além disso, o evento será um espaço para ouvir especialistas, interessados e todas as pessoas que podem se unir aos órgãos estatais para o aprimoramento institucional e cívico de interesse direto no processo eleitoral.
Acesse este link para fazer a sua inscrição.
GR/LC/DB