Democracia de portas abertas: TSE registra recorde de visitas de universitários em 2025
Tribunal recebeu 4.405 estudantes de Direito, vinculados a 176 instituições de 19 estados

Responsável pela condução do processo eleitoral brasileiro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantém as portas abertas à população, recebendo visitantes interessados em conhecer a instituição que representa a democracia no país. Nesse contexto de aproximação com a sociedade, o Programa de Visitas de Estudantes Universitários dos Cursos de Direito registrou em 2025 um recorde de visitas de alunos de todas as regiões do Brasil, com a participação de 4.405 jovens, vinculados a 176 instituições ou grupos organizados, de 19 estados brasileiros.
O número é o maior registrado nos últimos três anos. A lista de 2025 inclui estudantes, dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal.
Em primeiro lugar no ranking de visitantes está o Distrito Federal, local onde fica a sede do TSE, com 1.160 estudantes. Na sequência estão São Paulo, com 1.140, e Minas Gerais, com 1.030. Destacam-se ainda Santa Catarina, com 425 estudantes, e Paraná, com 315.

Cerca de 430 estudantes vieram da região Nordeste, provenientes de sete estados. A maior parte das visitas partiu da Bahia e de Pernambuco, com grupos distribuídos ao longo do ano. A presença nordestina, bem como das demais regiões reforça o caráter nacional e inclusivo da iniciativa do TSE.
O fluxo de visitas cresceu ao longo do primeiro semestre e seguiu assim na metade e no fim do ano. O mês de outubro foi o período mais movimentado, com 1.001 estudantes em 34 visitas agendadas.
Programa de Visitas ao TSE
O programa do TSE de visitação guiada de estudantes universitários de Direito é uma oportunidade para conhecer o funcionamento e a história do Tribunal e da Justiça Eleitoral. Os alunos acessam espaços como o plenário e o Museu do Voto e são recebidos pelas ministras e pelos ministros que compõem a Corte.
O acesso ao edifício-sede é aberto ao público de segunda a sexta-feira, mas as visitas guiadas do programa ocorrem preferencialmente às terças e quintas, coincidindo com os dias de sessão plenária.
A partir de um roteiro elaborado pela equipe da Assessoria de Cerimonial, os visitantes fazem um passeio que contempla: o Museu do Voto, onde conhecem a evolução do processo eleitoral contada por meio de objetos e palestra, o plenário e os auditórios, entre outros espaços abrangidos pelo programa.
A solicitação para agendamento de visitas deve ser feita com antecedência mínima de cinco dias, pelo e-mail visita@tse.jus.br, devendo o solicitante informar:
- nome da instituição;
- data desejada e horário; e
- nome e telefone de contato do responsável pelo agendamento.
Participe do programa de visitas. Inscreva a sua turma ou instituição.
RL/LC

ENG
ESP








