Justiça Eleitoral pelo Brasil: chatbot do TRE-SP tira dúvidas sobre título, certidões e biometria
No site e no WhatsApp, ferramenta auxilia eleitorado sobre emissão, regularização e outros assuntos relacionados ao título

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) disponibilizou, nesta terça-feira (2), uma nova ferramenta para atendimento à eleitora e ao eleitor que querem tirar dúvidas sobre título, certidões, biometria, multas e outros serviços. No site e no WhatsApp do Regional, o chatbot, assistente de inteligência artificial (IA), busca facilitar a vida de quem quer estar em dia com a Justiça Eleitoral.
Com a pergunta "Sobre qual assunto você quer falar hoje?", o chatbot está disponível no site institucional do TRE-SP (opção “Atendente Virtual” do menu “Serviços”) e no WhatsApp (11) 3130-2200.
O novo recurso foi lançado a cinco meses do fim do prazo para solicitar o título ou resolver pendências com a Justiça Eleitoral, que termina em 6 de maio, véspera do fechamento do cadastro eleitoral. Depois dessa data, os serviços relacionados ao título ficam suspensos para que a Justiça Eleitoral tenha uma base precisa de pessoas aptas a votar durante a organização das Eleições 2026. A regra está na Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições).
O chatbot, queintegra a Central de Atendimento do TRE-SP, foi criado para dinamizar o atendimento ao eleitorado paulista, que poderá agora resolver questões eleitorais sem precisar entrar em contato com a Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor (número 148).
Diferenças do recurso no site e no WhatsApp
Na versão web, disponível no site do TRE-SP, o usuário pode acessar a ferramenta ao clicar na opção “Atendente Virtual” do menu “Serviços” (canto superior direito), que disponibilizará um menu de acesso para páginas com informações eleitorais.
No WhatsApp, o chatbot será iniciado ao receber uma mensagem do usuário, que terá um leque de opções sobre os serviços da Justiça Eleitoral.
Conforme o coordenador de Desenvolvimento de Sistemas do TRE-SP, Robson França, o desenvolvimento do chatbot foi baseado nas principais dúvidas recebidas pela Central de Atendimento ao Eleitor. Os questionamentos foram fundamentais para a elaboração da ferramenta de IA, que necessita ser alimentada com conteúdos prévios.
“Com base na experiência da Central de Atendimento, nas principais dúvidas que ela tira, foi criada essa estrutura de perguntas e respostas que encaminhamos para treinar o chatbot”, explica Robson.
Autonomia ao eleitor
Com a disponibilização do novo serviço ao público, o TRE-SP espera alinhar o chatbot ao cotidiano da população que quer resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral de forma mais ágil e on-line.
"Esperamos que haja uma facilitação para o eleitor. O WhatsApp hoje é uma ferramenta muito popularizada, e há o chatbot no site também para a pessoa tirar suas dúvidas", destaca o servidor Samuel Mendes, chefe da Seção de Atendimento ao Cidadão do TRE-SP.
Ele informa ainda que a Central de Atendimento ao Eleitor continua ativa e disponível pelo telefone 148, caso as dúvidas não sejam sanadas pelo chatbot. A central dispõe da ferramenta URA (Unidade de Resposta Audível), que fornece informações 24 horas, todos os dias, inclusive nos fins de semana e feriados. No mesmo número, é possível falar com atendentes de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto nos feriados.
CL/LC/DB, com informações do site do TRE-SP
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