Justiça Eleitoral pelo Brasil: evento internacional no TRE-AM debate tecnologia e eleições
Com especialistas do Brasil e do exterior, evento abordou impactos da transformação digital no processo democrático

Democracia, arte e tecnologia foram os temas centrais da Conferência Internacional de Políticas Públicas, Artes e Segurança Cibernética, realizada nesta segunda-feira (15), no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), em Manaus. O evento reuniu especialistas do Brasil e do exterior para debater os impactos da transformação digital no processo democrático, com foco nos desafios relacionados às Eleições Gerais de 2026, como inteligência artificial, desinformação, segurança cibernética e cultura.
O encontro contou com a parceria da Fundação Newman Educational, vinculada à Southeast Missouri State University (EUA), da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e do Instituto Federal do Amapá (IFA). O objetivo foi promover um diálogo interdisciplinar sobre os temas analisados, com ênfase na reflexão crítica sobre os desafios contemporâneos da democracia.
Na ocasião, a presidente do Regional do Amazonas, desembargadora Carla Reis, observou que, embora a Justiça Eleitoral (JE) seja reconhecida internacionalmente pela integridade do sistema eletrônico de votação, a defesa da democracia exige investimentos permanentes em educação, diálogo científico e políticas públicas. Ela destacou que essa segurança é assegurada por meio de investimentos financeiros nas áreas de informática, com recursos orçamentários destinados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Recentemente, a Justiça Eleitoral realizou um concurso público, com a maior parte das vagas destinada ao setor de Tecnologia da Informação, fortalecendo a formação de equipes voltadas à prevenção, ao bloqueio e à resposta mais eficiente à disseminação de fake news”, disse a desembargadora.
Debates e participações
Na abertura, o evento contou com uma apresentação do Madrigal Amazonas, sob a regência do maestro Adroaldo Cauduro, além de painéis e mesas-redondas. Os desafios da segurança cibernética em ambientes eleitorais, culturais e educacionais foram discutidos pelo delegado adjunto da Polícia Civil do Amazonas (PCAM), Ivo Martins, e pelo secretário de Tecnologia da Informação do TRE-AM, Kleber Merklein.
A urna eletrônica, que em 2026 completa 30 anos de utilização no sistema eleitoral brasileiro, com resultados comprovados em transparência, agilidade e segurança, foi tema de destaque do último painel da conferência, composto pelas desembargadoras Carla Reis e Vânia Marques, pela analista judiciária Ana Cristina da Paz (TRE-AP) e pelo professor James Newman, que demonstrou as principais características do modelo eleitoral norte-americano. Além disso, o painel concentrou-se na ampliação do diálogo internacional e no reforço da importância da troca de experiências para o fortalecimento da democracia.
As regras de postagem nas redes sociais e os direitos artísticos também foram abordados em palestra ministrada pela desembargadora Socorro Guedes. A atividade contou ainda com a participação de representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Comando Militar da Amazônia (CMA), do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), bem como de representantes da sociedade civil, que contribuíram com a doação de latas de leite no ato da inscrição. As arrecadações foram destinadas à Casa do Idoso São Vicente de Paulo.
CL/LC/DB, com informações do TRE-AM
Leia mais:
12.12.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-SE promove ações educativas do Projeto Eleitora e Eleitor do Futuro
10.12.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-PE registra 13,3 mil atendimentos em mutirão de biometria
05.12.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-RJ conclama eleitores a anteciparem biometria
03.12.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: chatbot do TRE-SP tira dúvidas sobre título, certidões e biometria
28.11.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-BA promove ações de cidadania, igualdade racial e de gênero
26.11.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-PA inaugura exposição “Todas e todos por elas: vozes por Geordana”
21.11.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-MG inaugura mais um posto de atendimento em Belo Horizonte
19.11.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TREs realizam ações de promoção da equidade racial e discutem combate ao racismo
14.11.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: iniciativa de cartório incentiva alistamento de jovens em duas cidades capixabas
12.11.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE do Amapá promove ação de cidadania indígena na Aldeia Aramirã
07.11.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-MT participa da 2ª etapa da Expedição Araguaia-Xingu
05.11.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-PE faz mutirão para emissão do 1º título e cadastramento biométrico
31.10.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-AL leva atendimento eleitoral a escola em Maceió
29.10.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-SC passa a alertar eleitores por WhatsApp sobre falta de biometria
24.10.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-TO realiza roda de conversa sobre protagonismo feminino na política
22.10.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE de Goiás diploma jovens parlamentares do programa Eleitores do Futuro
17.10.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE de Pernambuco amplia atendimento com dois novos postos no sertão
15.10.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-DF faz alistamento de adolescentes em unidade de internação de Planaltina
10.10.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: tem Feira de Sustentabilidade e Inclusão no TRE-RO nesta sexta (10)
08.10.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: exposição celebra os 80 anos de reinstalação do TRE do Paraná
03.10.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-ES é o 2º mais avançado do Brasil na aplicação da LGPD
01.10.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-MG promove “Dia B da Biometria” e incentiva eleitores a participar

ENG
ESP
