TSE designa juízas auxiliares para atuar nas Eleições 2026

As ministras Estela Aranha e Vera Lúcia foram escolhidas para avaliar reclamações ou representações referentes à legislação eleitoral

Fachada do TSE - 2025
Fachada do TSE. Foto: Luiz Roberto/Secom/TSE

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, designou as juízas auxiliares que atuarão nas Eleições Gerais de 2026. A medida consta da Portaria TSE nº 583/2025, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) do Tribunal desta quinta-feira (18).

De acordo com o documento, exercerão as funções, nos termos do parágrafo 3º do artigo 96 da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), a ministra efetiva do TSE Estela Aranha e a ministra substituta Vera Lúcia Santana Araújo, ambas representantes da classe dos advogados.

Função dos juízes auxiliares

Conforme a Lei das Eleições, cabe aos juízes auxiliares apreciar reclamações e representações relativas ao descumprimento da legislação eleitoral que sejam dirigidas ao Tribunal Superior Eleitoral, especialmente no que se refere à eleição presidencial.

Essas reclamações ou representações podem ser apresentadas por partidos políticos, coligações ou candidatos e devem relatar os fatos, com a indicação de provas, indícios e circunstâncias. Entre as matérias analisadas, estão temas como propaganda eleitoral, direito de resposta e outras irregularidades previstas na legislação.

As decisões proferidas pelas juízas auxiliares podem ser objeto de recurso, que será apreciado pelo Plenário do TSE, conforme disposto na Lei das Eleições.

AN/EM/DB

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido

Política de privacidade

O Portal do TSE coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional e navegador), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir a melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.