Decisões da Semana: TSE decide sobre sanções a candidatos do Mato Grosso do Sul e da Paraíba

Tribunal anulou multa de concorrente a deputada estadual sul-mato-grossense e manteve punição a ex-prefeita de cidade paraibana

Logo programa Decisões da Semana

O Decisões da Semana traz as deliberações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da sessão plenária desta terça-feira (25). O programa destaca dois julgamentos que envolvem a anulação de uma multa por falhas na prestação de contas de uma candidata do Mato Grosso do Sul e a manutenção de outra por conduta vedada a uma ex-prefeita da Paraíba. Confira.  

Mato Grosso do Sul  

Por maioria, o Plenário do TSE decidiu anular a multa de R$ 8,4 mil aplicada a Vera Lúcia Lulu Felix, candidata a deputada estadual pelo Mato Grosso do Sul nas Eleições Gerais de 2022. A candidata havia sido multada por supostas falhas documentais na prestação de contas eleitorais, especificamente por não comprovar o gasto com aluguel de móveis.   

Ela recorreu ao TSE após os embargos de declaração interpostos terem sido julgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado sem que fossem convertidos em agravo interno. Ao analisar o caso, o TSE anulou a multa e determinou que o processo volte ao Regional para um novo julgamento.  

Monteiro (PB)  

Os ministros retomaram o julgamento de um recurso e mantiveram a multa de R$ 10 mil aplicada a Anna Lorena de Farias Leite Nóbrega e Celecileno Alves Bispo, ex-prefeita e ex-vice-prefeito de Monteiro, na Paraíba, respectivamente. A sanção foi aplicada em razão de conduta vedada praticada nas Eleições Municipais de 2020, pois os candidatos distribuíram 500 cestas básicas durante a campanha eleitoral.   

O TSE manteve a multa, mas rejeitou o pedido de declaração de inelegibilidade de ambos. No entendimento da maioria dos ministros, apesar das irregularidades cometidas, não houve gravidade suficiente para configurar abuso de poder político ou econômico.  

Onde assistir  

O Decisões da Semana apresenta, em linguagem clara e acessível, os principais julgamentos do Plenário do TSE. O programa está disponível no canal do TSE no YouTube e na página de rádio do Tribunal na internet.   

As sessões plenárias do TSE são transmitidas ao vivo às terças-feiras, a partir das 19h, e às quintas, às 10h, no canal da Justiça Eleitoral no YouTube, na Rádio e TV Justiça e nos perfis oficiais do Tribunal no Facebook e no Kwai.        

As informações sobre os processos estão no Portal do TSE. É só pesquisar na aba “Consulta pública PJE”.       

FD/LC/DB  

Leia mais:  

21.11.2025 - Decisões da Semana: TSE julga processos de Campos dos Goytacazes (RJ) e Campo Formoso (BA) 

07.11.2025 - Decisões da Semana mostra início do julgamento do governador do Rio, Cláudio Castro (PL) 

24.10.2025 - Decisões da Semana: TSE reafirma que partidos não podem exigir contribuição de filiados 

17.10.2025 - Decisões da Semana: TSE confirma registro de candidatura de prefeita e mantém multa a candidato 

03.10.2025 - Decisões da Semana: TSE aprova envio de forças federais para eleição suplementar em Santa Quitéria (CE)  

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido