Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-PA inaugura exposição “Todas e todos por elas: vozes por Geordana”

Mostra permanecerá no Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará (CCJE-PA) até 17 de janeiro de 2026

JE pelo Brasil TRE-PA  -  26.11.2025

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) inaugurou, na noite desta terça-feira (25), Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, a exposição “Todas e todos por elas: vozes por Geordana”, que permanecerá no 1º piso do Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará (CCJE-PA) até o dia 17 de janeiro de 2026. A mostra é um convite à reflexão para o combate ao feminicídio, que, em 2024, no Brasil, deixou cerca de 1.492 vítimas da violência de gênero, que atinge principalmente as mulheres negras.

No ambiente, é possível ver o vestido planejado para um desfile que não se concretizou como elemento principal da instalação artística. Vinte rosas vermelhas contornam o traje e representam a idade em que a modelo Geordana Farias foi assassinada pelo ex-namorado, em setembro de 2021, no município de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. Em cada rosa, há o nome de mulheres que, como Geordana, perderam a vida pelo simples fato de serem mulheres. Nas paredes, fotografias retratam a beleza, a força e a história da modelo: da infância ao futuro interrompido de forma brutal.

“Mais que uma homenagem, esse projeto representa a luta constante da família. O amor que compartilhamos é maior que qualquer violência. Que esta exposição inspire, transforme e respeite o legado eterno de mulheres como a Geordana. A violência de gênero não é um problema das mulheres, mas de todos nós. Que as vozes que ressoam aqui hoje permaneçam presentes em cada passo de nossa jornada", destacou o diretor-geral do TRE do Pará, Bruno Giorgi Almeida, idealizador da exposição.

A vernissagem reuniu familiares e amigos da modelo em um momento de muita emoção. “Geordana era e sempre será o amor da minha vida. Hoje, quatro anos depois da tragédia, o sentimento predominante é a gratidão por este projeto, que considero de extrema importância, porque serve como um alerta, fonte de esperança e conscientização. Lutei muito por justiça, em memória da Geordana, e espero que a história dela mude o presente e o futuro de muitas outras mulheres", declarou o pai, Guilherme Farias.

Mais histórias

A exposição também destaca outras 16 histórias de mulheres assassinadas no Brasil, incluindo os casos emblemáticos da atriz Daniela Perez, da missionária Dorothy Stang e da vereadora Marielle Franco, sendo as duas últimas vítimas da violência política de gênero.

"Eu não consigo dizer que é uma exposição bonita, porque estamos falando de perda, mas é uma exposição que provoca reflexão. A mensagem é clara: o feminicídio é um crime praticado por homens, e, por isso, a mostra é destinada a todos, mas principalmente para que os homens venham aqui e vejam o que poderia ter sido e não foi", ressalta a curadora Karina Martins.

A programação contou ainda com a performance “Eu que morra”, que impactou e sensibilizou o público. "Esse trabalho explora abusos, violências e mortes femininas, mas principalmente o poder da arte como cura, potência criativa e ferramenta de visibilidade. Nosso objetivo é comover, alertar e conscientizar sobre as diversas formas de violências sofridas por nós mulheres, incluindo as psicológicas, físicas e sexuais", informa a atriz e autora da performance Julianne Stael, que, na apresentação, é acompanhada pelos músicos Jéssica Brito e João Feijão.

Documentário

Outro momento marcante na vernissagem foi a exibição do documentário “Vozes por Geordana”, produzido pela Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom) do TRE do Pará. Com 20 minutos, o vídeo apresenta depoimentos que destacam as memórias da modelo, que amava e sonhava em crescer cada vez mais na profissão.

CL/LC/DB, com informações da Assessoria de Comunicação (Ascom) do TRE do Pará.

Leia mais:

21.11.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-MG inaugura mais um posto de atendimento em Belo Horizonte 

19.11.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TREs realizam ações de promoção da equidade racial e discutem combate ao racismo 

14.11.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: iniciativa de cartório incentiva alistamento de jovens em duas cidades capixabas 

12.11.2025 -Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE do Amapá promove ação de cidadania indígena na Aldeia Aramirã 

07.11.2025 -Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-MT participa da 2ª etapa da Expedição Araguaia-Xingu 

05.11.2025 -Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-PE faz mutirão para emissão do 1º título e cadastramento biométrico 

31.10.2025 -Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-AL leva atendimento eleitoral a escola em Maceió 

29.10.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-SC passa a alertar eleitores por WhatsApp sobre falta de biometria   

24.10.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-TO realiza roda de conversa sobre protagonismo feminino na política   

22.10.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE de Goiás diploma jovens parlamentares do programa Eleitores do Futuro   

17.10.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE de Pernambuco amplia atendimento com dois novos postos no sertão   

15.10.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-DF faz alistamento de adolescentes em unidade de internação de Planaltina   

10.10.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: tem Feira de Sustentabilidade e Inclusão no TRE-RO nesta sexta (10)   

08.10.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: exposição celebra os 80 anos de reinstalação do TRE do Paraná   

03.10.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-ES é o 2º mais avançado do Brasil na aplicação da LGPD    

01.10.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-MG promove “Dia B da Biometria” e incentiva eleitores a participar     

24.09.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-SP leva serviços eleitorais a indígenas em Peruíbe     

10.09.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-RO leva serviços eleitorais à população em situação de rua     

03.09.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-TO incentiva a cidadania e o voto consciente de jovens     

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido