Justiça Eleitoral pelo Brasil: cerca de 13 mil eleitores atendidos no Dia B da Biometria em MG

Cartórios eleitorais ficaram abertos das 9h às 17h no sábado (4)

TRE MG - Cerca de 13 mil eleitores foram atendidos no Dia B da Biometria - 06.10.2025
Dia B da Biometria em Minas Gerais

As eleitoras e os eleitores mineiros aproveitaram o sábado (4) para ficar em dia com a Justiça Eleitoral. No dia que marcou o período de um ano para as Eleições 2026 – 4 de outubro –, 12.884 pessoas foram atendidas nos cartórios eleitorais, nas centrais e nos postos de atendimento, sendo 1.256 somente em Belo Horizonte (dados computados até as 16h50).

O número de atendimentos no estado é mais que o dobro da média registrada ao longo da última semana – cerca de seis mil atendimentos por dia. Na capital, a média diária estava variando entre 600 e 650 atendimentos. 

1/ Galeria de imagens

As unidades de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) funcionaram das 9h às 17h, incluindo os ônibus TRE Aqui na capital mineira e em Paraguaçu, no sul de Minas. O movimento foi maior na parte da manhã. Às 17h, ainda havia pessoas aguardando atendimento em Paraguaçu e Belo Horizonte.

Na capital, o local com maior procura foi a Central de Atendimento ao Eleitor no bairro Lourdes, que teve fila o dia todo. Por lá, 352 pessoas foram atendidas.

Dirigentes do TRE visitaram alguns locais em Belo Horizonte e na Região Metropolitana. O presidente do Tribunal, desembargador Júlio César Lorens, o vice-presidente e corregedor, desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga, e a diretora-geral, Cassiana Viana, foram ao cartório eleitoral de Vespasiano (311ª ZE) e às centrais de atendimento no Barreiro, em Venda Nova e em Lourdes. Eles conversaram com eleitores e agradeceram aos servidores pelo empenho.

Motivação

O Dia B da Biometria foi instituído com o objetivo de incentivar as eleitoras e os eleitores mineiros a cadastrarem a biometria e buscarem outros serviços para já ficarem com o título pronto para votar em 2026. Quem foi às unidades de atendimento também pôde fazer o alistamento eleitoral, a regularização de pendências e de títulos cancelados, a atualização de dados, a transferência do título, a impressão da segunda via e a emissão de certidões.

Ao longo do sábado (4), o Disque-Eleitor recebeu 305 ligações de 59 cidades.

EM, com informações da Assessoria de Imprensa do TRE de Minas Gerais

Leia mais: 

03.10.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-ES é o 2º mais avançado do Brasil na aplicação da LGPD

01.10.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-MG promove “Dia B da Biometria” e incentiva eleitores a participar 

24.09.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-SP leva serviços eleitorais a indígenas em Peruíbe 

10.09.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-RO leva serviços eleitorais à população em situação de rua 

03.09.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-TO incentiva a cidadania e o voto consciente de jovens 

27.08.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-AC aposta em frota sustentável para reduzir impactos ambientais  

20.08.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-AP lança assistente que usa IA para o acompanhamento de processos   

13.08.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: projeto “PoliTEENzando”, do TRE-PB, estimula jovens a exercerem a cidadania    

06.08.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-DF vai diplomar jovens eleitos no Programa Nosso Parlamento     

30.07.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-BA adota linguagem simples para comunicação mais acessível      

23.07.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-MS promove atendimento prioritário a eleitores com deficiência       

09.07.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-RO realiza ações de inclusão eleitoral e de responsabilidade ambiental        

02.07.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: projeto do TRE-SP leva serviços eleitorais digitais a 207 cidades paulistas         

25.06.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-TO implanta painéis de leitura por legenda no edifício-sede          

18.06.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-RN incentiva exercício da cidadania por crianças e jovens    

11.06.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TREs levam atendimentos a comunidades indígenas e quilombolas             

04.06.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: Semana do Meio Ambiente mobiliza TREs              

30.05.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: exposição organizada pelo TRE-PE celebra protagonismo feminino               

28.05.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-PI debate cidadania com pessoas com deficiência visual                

16.05.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-RS lança documentário sobre as Eleições de 2024 após as enchentes no estado                  

14.05.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TREs participam da 3ª Semana Nacional do Registro Civil                  

07.05.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-PE doa cinco toneladas de papelão para cooperativa de catadores                  

30.04.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-SP atende pessoas em situação de rua em São Bernardo do Campo                    

23.04.2025 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-MA incentiva jovens a participar do processo eleitoral           

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido