TSE vence 4º Prêmio Social Media Gov na categoria melhor trend de 2025

Tribunal também foi reconhecido como uma das dez instituições públicas mais influentes do país nas redes sociais

TSE vence 4º Prêmio Social Media Gov na categoria melhor trend de 2025 - 29.04.2026. Arte: Secom...
A peça “Urna-Chan gosta de eleições livres, justas e transparentes” foi publicada na página do TSE no TikTok. Arte: Secom/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) venceu o 4º Prêmio Social Media Gov, promovido pela WeGov, na categoria “Melhor Meme/Trend do Ano” de 2025, com a peça Urna-Chan gosta de eleições livres, justas e transparentes, publicada na página do TSE no TikTok. A iniciativa premia boas práticas de comunicação pública nas redes sociais no Brasil. 

A peça vencedora utilizou o humor para desmistificar o funcionamento da urna eletrônica, alcançando altos índices de compartilhamento e interação orgânica, especialmente entre o público mais jovem. A idealizadora do conteúdo, Júlia Araújo, integrante da Coordenadoria de Mídias e Web da Secretaria de Comunicação e Multimídia (Secom) do TSE, conta que o objetivo da trend foi atingir os jovens por meio de uma linguagem descontraída. 

“Minha estratégia foi buscar algo com que o público-alvo do vídeo pudesse se identificar. Aproveitei uma música chiclete e a combinei com informações importantes sobre a Justiça Eleitoral, justamente para que esses dados também ficassem na memória. Acredito que é fundamental entender de perto como um público funciona para conseguir se comunicar melhor com ele”, destaca. 

O reconhecimento ocorreu durante a 15ª edição do Fórum Nacional de Comunicação Pública, com base em dados referentes ao ano de 2025. Os vencedores, selecionados pelos critérios de engajamento e impacto coletivo, foram anunciados na terça e na quarta-feira (28 e 29), durante a 15ª edição do Redes WeGov, em Florianópolis (SC). 

O monitoramento feito pela WeGov abrange órgãos das esferas federal, estadual e municipal, cobrindo os três Poderes, além de conselhos e instituições públicas. 

1/ Galeria de imagens

Influência 

O TSE também se consolidou como uma das dez instituições públicas mais influentes do país nas mídias digitais. A equipe da Secom recebeu um certificado pelo destaque nacional em performance digital, o que evidencia uma comunicação pública ativa, transparente e conectada com a sociedade. Em 2025, foram 1.747.978 interações nas redes sociais. 

Top 5 

A campanha do TSE “Votar é a nossa cara”, realizada em colaboração com artistas e influenciadores, ficou no top 5 de melhor prática na Feira de Cases do evento. A ação publicitária, lançada em novembro, incentiva jovens de 15 a 17 anos a emitirem o título eleitoral e participarem do processo democrático nas Eleições 2026. 

Vencedores escolhidos em urnas eletrônicas   

A escolha dos vencedores da feira foi realizada por meio de urnas eletrônicas. Os equipamentos foram cedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), que desenvolveu um software específico para computar os votos dos congressistas que visitaram os estandes. 

OA/LC/DB 

Acesso rápido