Página interna do portal
Seção de conteúdo
Justiça Eleitoral pelo Brasil: em AL, mascote leva cidadania e orientações sobre as eleições
Pilili interagiu com estudantes da rede pública e participou da produção de conteúdos para as redes sociais em Maceió
A mascote da Justiça Eleitoral, Pilili, vem sendo usada para estimular a participação da população no processo democrático em ações em todo o país. Em Alagoas, a mascote esteve, na tarde desta quinta-feira (20), em duas escolas na capital, em mais uma ação de aproximação da Justiça Eleitoral com jovens e adolescentes.
A visita marcou uma ação do projeto “Rolê com a Pilili”, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) para levar informação eleitoral, educação para a cidadania e orientações sobre o processo democrático a diferentes públicos, com a utilização da mascote como instrumento de comunicação cidadã.
Durante o encontro, a Pilili interagiu com estudantes da rede pública e participou da produção de conteúdos para as redes sociais. A visita também teve como foco divulgar o concurso de vídeos “Juventude contra a Desinformação”, promovido pelo TRE-AL.
A Pilili convidou os estudantes a acompanharem a iniciativa e reforçou o alerta para a participação no concurso, que incentiva os jovens a utilizarem a criatividade e o conhecimento para produzir conteúdos de enfrentamento da desinformação. O concurso integra as ações de educação midiática desenvolvidas pela Justiça Eleitoral de Alagoas e busca estimular o protagonismo juvenil no combate às informações falsas, especialmente no ambiente digital.
A proposta é fazer com que os próprios estudantes participem da construção de uma cultura de responsabilidade no consumo e no compartilhamento de informações.
Rolê com a Pilili
O projeto “Rolê com a Pilili – Justiça Eleitoral mais perto de você” utiliza a mascote das Eleições 2026 como elo entre o TRE-AL e a sociedade.
A iniciativa conta com frentes direcionadas a estudantes e jovens eleitores, pessoas idosas, pessoas com deficiência, grupos em situação de vulnerabilidade social e população em geral.
GR/LC/DB, com informações do TRE-AL
Leia mais:
19.08.2026 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-ES garante transporte a eleitores com deficiência nos dias de eleição
14.08.2026 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-AL incentiva estudantes a combaterem a desinformação
07.08.2026 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: mulheres com medida protetiva poderão mudar local de voto em SC
31.07.2026 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: aeroporto de Guarulhos terá seção eleitoral para votação
29.07.2026 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: exposição no Amazonas celebra os 30 anos da urna eletrônica
17.07.2026 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-BA orienta eleitorado sobre uso da urna eletrônica para as Eleições 2026
15.07.2026 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: cartilha do TRE-MG explica regras da propaganda eleitoral
10.07.2026 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-AL lança HQ para orientar pessoas idosas sobre desinformação
08.07.2026 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-SC lança cartilha sobre crimes eleitorais e violência política de gênero
03.07.2026 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: campanha do TRE-RO orienta eleitorado sobre os seis votos em 2026
01.07.2026 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: cartilha do TRE-PR orienta sobre regras da propaganda eleitoral
26.06.2026 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-CE lança miniguia sobre registro de candidaturas em Braille
24.06.2026 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: estudantes capixabas conhecem sistema eletrônico de votação
19.06.2026 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: Itumbiara (GO) recebe a 15ª edição do Conversando com a Justiça Eleitoral
17.06.2026 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-AP realiza ação itinerante para indígenas do Oiapoque
10.06.2026 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: eleições do Parlamento Jovem mobilizam cerca de 27 mil estudantes do Paraná
03.06.2026 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-AM fortalece ações de cidadania voltadas à população em situação de rua
22.05.2026 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: exposição “Amazônidas” segue aberta ao público até 3 de junho no CCJE do Pará
20.05.2026 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: projeto aproxima universitários e fortalece formação cidadã na Bahia
13.05.2026 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-SP busca voluntários com conhecimento em Libras para as Eleições 2026
08.05.2026 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-AC promove um dos maiores mutirões de atendimento ao eleitor no estado
06.05.2026 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-DF registra 14,8 mil atendimentos em plantão no fim de semana
01.05.2026 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-AM incentiva participação jovem e fortalece consciência cidadã
29.04.2026 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-GO leva projeto Ouvidoria em Ação à comunidade Kalunga
24.04.2026 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-AC inaugura Sala Calma e fortalece atendimento ao eleitorado
22.04.2026 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-MT passa a enviar alertas via WhatsApp para os eleitores
15.04.2026 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-RN promove ação de inclusão eleitoral para pessoas com síndrome de Down
10.04.2026 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-RO lança Cartilha da Ouvidoria da Mulher durante evento “Mulher nas Eleições”
ENG
ESP