“V de volume”: já está no ar o 2º episódio da websérie do TSE sobre desinformação

Série “V de Verdade – Em terra de fatos, fake não tem vez” ajuda os eleitores a identificarem e questionarem conteúdos potencialmente falsos

Ilustração da Justiça Eleitoral para as Eleições 2026 com o título “V de Verdade” em destaque, c...
Identidade visual da websérie “V de Verdade – Em terra de fatos, fake não tem vez”. Arte: Secom/TSE

Já está no ar o segundo episódio da websérie “V de Verdade – Em terra de fatos, fake não tem vez”, produzida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O post desta quarta-feira (18), que fala sobre o “V de volume”, pode ser acessado nas redes sociais do TSE e no canal da Justiça Eleitoral no YouTube.

A postagem de hoje explica, de forma didática, que a imensa quantidade de informações e conteúdos espalhados diariamente na internet pode enganar muita gente, dificultando a distinção entre o que é verdadeiro e o que não é.

O post também aborda alguns cuidados importantes para evitar o compartilhamento de informações falsas, enganosas ou retiradas de contexto, como verificar se a notícia vem de uma fonte confiável e desconfiar de mensagens que pareçam exageradas, cheias de adjetivos.

Na dúvida, não compartilhe.

A websérie

A série reúne seis vídeos, que orientam e alertam o público sobre o fenômeno da desinformação, ajudando a eleitora ou o eleitor a identificar e questionar conteúdos potencialmente falsos.

A websérie é baseada em cinco conceitos, desenvolvidos a partir dos chamados “5 Vs da Desinformação”:

  • volume de informação;
  • variedade de temas;
  • velocidade de propagação;
  • viralidade dos conteúdos; e
  • verossimilhança.

Episódios semanais

Os vídeos da websérie “V de Verdade – Em terra de fatos, fake não tem vez” são publicados às quartas-feiras nas redes sociais do TSE e no canal da Justiça Eleitoral no YouTube. O material também é disponibilizado para as emissoras de televisão e para os parceiros institucionais.

MC/LC/DB

Leia mais:

12.02.2026 - TSE lança campanha para ajudar eleitores a desvendar conteúdos falsos

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido

Política de privacidade

O Portal do TSE coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional e navegador), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir a melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.