“V de volume”: já está no ar o 2º episódio da websérie do TSE sobre desinformação
Série “V de Verdade – Em terra de fatos, fake não tem vez” ajuda os eleitores a identificarem e questionarem conteúdos potencialmente falsos

Já está no ar o segundo episódio da websérie “V de Verdade – Em terra de fatos, fake não tem vez”, produzida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O post desta quarta-feira (18), que fala sobre o “V de volume”, pode ser acessado nas redes sociais do TSE e no canal da Justiça Eleitoral no YouTube.
A postagem de hoje explica, de forma didática, que a imensa quantidade de informações e conteúdos espalhados diariamente na internet pode enganar muita gente, dificultando a distinção entre o que é verdadeiro e o que não é.
O post também aborda alguns cuidados importantes para evitar o compartilhamento de informações falsas, enganosas ou retiradas de contexto, como verificar se a notícia vem de uma fonte confiável e desconfiar de mensagens que pareçam exageradas, cheias de adjetivos.
Na dúvida, não compartilhe.
A websérie
A série reúne seis vídeos, que orientam e alertam o público sobre o fenômeno da desinformação, ajudando a eleitora ou o eleitor a identificar e questionar conteúdos potencialmente falsos.
A websérie é baseada em cinco conceitos, desenvolvidos a partir dos chamados “5 Vs da Desinformação”:
- volume de informação;
- variedade de temas;
- velocidade de propagação;
- viralidade dos conteúdos; e
- verossimilhança.
Episódios semanais
Os vídeos da websérie “V de Verdade – Em terra de fatos, fake não tem vez” são publicados às quartas-feiras nas redes sociais do TSE e no canal da Justiça Eleitoral no YouTube. O material também é disponibilizado para as emissoras de televisão e para os parceiros institucionais.
MC/LC/DB
Leia mais:
12.02.2026 - TSE lança campanha para ajudar eleitores a desvendar conteúdos falsos

ENG
ESP
