Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-MT realiza o “Dia E” para alistamento de jovens eleitores
Coordenados pelas 57 zonas eleitorais mato-grossenses, atendimentos ocorreram em 63 escolas estaduais

Ampliar a participação de jovens de 15 a 17 anos nas Eleições Gerais de 2026: esse foi o objetivo da campanha “Dia E”, realizada nesta terça-feira (10) pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) para incentivar estudantes da rede estadual de ensino a tirarem o título de eleitor. A iniciativa faz parte da Semana do Alistamento Jovem.
Ao longo do dia, 63 escolas se transformaram em portas de entrada para a democracia, convidando estudantes a tirar o título e a descobrir que a participação nas decisões do país começa agora. A estrutura de atendimento para a emissão do documento foi organizada pelas 57 zonas eleitorais do estado para facilitar o acesso desse público.
A estimativa inicial é de que aproximadamente 2,3 mil jovens tenham sido atendidos. Esse número poderá aumentar, considerando-se que algumas zonas eleitorais ainda não encerraram os atendimentos e que há ações programadas ao longo da semana.
Cidadania jovem
A partir dos 15 anos, já é possível tirar o título de eleitor. Caso a pessoa complete 16 anos até o dia da eleição, estará apta a votar de forma facultativa. Além dos jovens de 15 a 17 anos, a iniciativa do TRE-MT também contemplou estudantes de 18 anos que ainda não haviam feito o alistamento.
A ação foi realizada em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), por meio de Acordo de Cooperação Técnica (ACT), sem transferência de recursos financeiros entre as instituições. A vigência do acordo segue até 6 de maio, véspera do fechamento do cadastro eleitoral para as Eleições 2026.
Primeiro título
Uma das estudantes que aproveitou a oportunidade foi Luma Gabriela Alves Amorim, de 15 anos, aluna do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual André Avelino Ribeiro, em Cuiabá. “É muito importante votar para melhorar o estado e a cidade onde moramos”, afirmou. Com o título em mãos, ela garantiu que pretende exercer esse direito. “Vim fazer o título porque quero ter o documento e participar da eleição. Assim, também evito filas”, acrescentou.
Com 16 anos completos, o estudante Nícolas Pietro Gonçalves, também da Escola Estadual André Avelino, deu outro exemplo de consciência cidadã. “Toda a minha família é engajada politicamente, então resolvi fazer o título porque quero participar também. Acho importante, porque somos a juventude, precisamos renovar e, com o título, podemos escolher como será o Brasil daqui para frente. Pretendo votar e incentivar meus amigos a começarem a votar também”, ressaltou.
A data da ação, 10 de fevereiro, foi escolhida por ocorrer após o início do ano letivo da rede estadual, permitindo tempo hábil para a mobilização local e a organização das iniciativas.
Parceria
A parceria entre o TRE-MT e a Seduc-MT viabilizará o encaminhamento aos cartórios e postos eleitorais em todo o estado de estudantes que não puderam emitir o título. A medida busca reduzir ainda mais o contingente de 157 mil jovens de 15 a 17 anos que ainda não têm o documento.
O “Dia E” também ofereceu serviços eleitorais de revisão, transferência de local de votação, mudança de domicílio e emissão de segunda via do título, serviços também disponíveis em postos ou cartórios eleitorais.
Divulgação
A campanha institucional contou com peças publicitárias digitais, spots de rádio e vídeos para as redes sociais, disponibilizados pela Assessoria de Comunicação (Ascom) do TRE-MT aos cartórios eleitorais e às escolas, juntamente com uma planilha para o agrupamento de informações sobre município, zona eleitoral e escola participante.
Também foi enviado o Guia do Professor, com conteúdo sugerido para aula de 50 minutos, que aborda a importância do voto e seu impacto nas políticas públicas e na cidadania, além de orientar os jovens sobre como tirar o título de eleitor.
O Dia “E” — em alusão à palavra “eleitoral” — é uma ação desenvolvida pelo TRE-MT e mais uma estratégia da Justiça Eleitoral no estado para alcançar jovens nessa faixa etária.
RL/LC/DB, com informações do TRE-MT
Leia mais:
06.02.2026 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: “TRE Vai à Escola” bate recorde com 222 ações em 2025
04.02.2026 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-MG leva Caravana da Biometria a Elói Mendes e São João do Paraíso
23.01.2026 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TREs intensificam atendimento a eleitores antes do fechamento do cadastro eleitoral
16.01.2026 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE da Bahia lança cartilha educativa sobre Comunidade Quilombola Quimgoma
30.12.2025 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE Amapá aprova calendário eleitoral das novas eleições de Oiapoque
19.12.2025 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: projetos eleitorais fortalecem a cidadania entre estudantes de Rondônia
17.12.2025 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: evento internacional no TRE-AM debate tecnologia e eleições
12.12.2025 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-SE promove ações educativas do Projeto Eleitora e Eleitor do Futuro
10.12.2025 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-PE registra 13,3 mil atendimentos em mutirão de biometria
05.12.2025 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-RJ conclama eleitores a anteciparem biometria
03.12.2025 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: chatbot do TRE-SP tira dúvidas sobre título, certidões e biometria
28.11.2025 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-BA promove ações de cidadania, igualdade racial e de gênero
26.11.2025 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-PA inaugura exposição “Todas e todos por elas: vozes por Geordana”
21.11.2025 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-MG inaugura mais um posto de atendimento em Belo Horizonte
19.11.2025 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TREs realizam ações de promoção da equidade racial e discutem combate ao racismo
14.11.2025 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: iniciativa de cartório incentiva alistamento de jovens em duas cidades capixabas
12.11.2025 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE do Amapá promove ação de cidadania indígena na Aldeia Aramirã
07.11.2025 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-MT participa da 2ª etapa da Expedição Araguaia-Xingu
05.11.2025 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-PE faz mutirão para emissão do 1º título e cadastramento biométrico

ENG
ESP





