Para que serve a identificação biométrica? Confira no Glossário
Tecnologia utiliza características físicas únicas de cada pessoa e contribui para a identificação do eleitor

Presente em atividades cotidianas, como o desbloqueio de celulares e serviços bancários, a biometria é uma tecnologia que permite identificar uma pessoa por meio de suas características biológicas exclusivas, como a impressão digital, a íris, a voz e o formato do rosto.
Segundo o Glossário Eleitoral, essa ferramenta é utilizada para identificar as eleitoras e eleitores por meio da coleta de dados biométricos. A tecnologia adotada pela Justiça Eleitoral assegura que cada cidadã e cidadão tenha um único registro no cadastro eleitoral, evitando duplicidades.
Assim, ao associar a eleitora ou eleitor a características físicas que não podem ser reproduzidas ou transferidas, a biometria na JE contribui para aumentar ainda mais a segurança do processo eleitoral no momento do voto na urna eletrônica.
Conheça o Glossário Eleitoral
Com mais de 300 verbetes reunidos, o Glossário Eleitoral é um serviço disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que reúne conceitos fundamentais do Direito Eleitoral brasileiro.
O acervo é composto por definições extraídas da literatura jurídica e referências doutrinárias, além de conteúdos complementares, como contextualizações históricas, que ajudam a compreender a evolução das eleições no Brasil. A ferramenta tem como objetivo ampliar o acesso à informação e contribuir para a formação cidadã de eleitoras e eleitores e futuros votantes.
A consulta a um verbete pode ser feita de forma simples pelo índice alfabético, que organiza os termos por letra.
FD/EM

ENG
ESP
