Página interna do portal
Seção de conteúdo
Treine para votar: simulador permite testar a urna antes das eleições
Ferramenta da Justiça Eleitoral reproduz a votação e ajuda a evitar erros no dia do pleito
O famoso som do "pilili", que marca o fim da votação, pode ser ensaiado antes de o eleitor ir às urnas. Para isso, a Justiça Eleitoral disponibiliza na internet um simulador de votação interativo que reproduz a urna eletrônica e permite treinar o voto antes do pleito.
A ferramenta ajuda a conhecer a ordem dos cargos, testar as teclas “Corrige” e “Branco” e ganhar agilidade na hora de votar. Neste ano, serão escolhidos seis cargos: deputado federal, deputado estadual ou distrital, dois senadores, governador e presidente da República.
Como funciona
Ao acessar a ferramenta, o usuário escolhe o turno da eleição e passa a votar em candidatos e partidos fictícios, como "Partido dos Esportes", "Ritmos Musicais" e "Festas Populares".
Se houver erro na digitação, o sistema exibe uma mensagem explicando como corrigir o voto. Também é possível votar em branco e repetir o treinamento quantas vezes quiser. O simulador oferece ainda recursos de áudio para facilitar o uso por pessoas com deficiência visual.
A ferramenta está disponível no Portal da Justiça Eleitoral, que reúne serviços e informações eleitorais de todo o país.
Serviços
Além do simulador, o Portal conta com recursos práticos para o eleitorado, como consulta ao local de votação, emissão de certidões de quitação eleitoral, acesso à página "Fato ou Boato" para checagem de informações e a colinha eleitoral para impressão.
Prepare-se para votar
A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor baixe o e-Título com antecedência. Quem tem a biometria cadastrada pode usar o aplicativo como documento de identificação no momento da votação. Nesse caso, o e-Título apresenta a foto do eleitor.
Além disso, é importante preparar a colinha eleitoral. Os números dos candidatos devem ser levados anotados em papel, pois o uso de celular dentro da cabine de votação é proibido.
Outra recomendação é consultar o local de votação antes da eleição, especialmente para quem pediu transferência temporária ou teve a zona eleitoral alterada pelo tribunal regional eleitoral (TRE).
O 1º turno das Eleições Gerais de 2026 será em 4 de outubro. Se houver 2º turno, a votação ocorrerá no dia 25 do mesmo mês.
OA/JP/DB
ENG
ESP