Abertura do Ano Judiciário de 2023 acontece na quarta-feira
Sessão plenária será realizada a partir das 19h, com transmissão ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube, pela TV Justiça, pela Rádio Justiça e redes sociais.
Sessão plenária será realizada a partir das 19h, com transmissão ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube, pela TV Justiça, pela Rádio Justiça e redes sociais.
Entre 2016 e 2022, o Brasil teve, em média, 52% do eleitorado constituído por mulheres, 33% de candidaturas femininas e 15% de eleitas.
Os TREs desenvolvem projetos em todas as regiões do Brasil para fortalecer a democracia e aproximar cidadãs e cidadãos da justiça eleitoral.
Mesmo quando não é ano de eleições gerais ou municipais, pode ocorrer votação. Quando necessário, de acordo com a legislação, a Justiça Eleitoral realiza eleições suplementares em municípios que precisam eleger novos representantes. Isso ocorre nos casos previstos no código eleitoral, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) define quando eleitoras e eleitores devem voltar às urnas.
O calendário completo com todas as datas de eleições suplementares deste ano está disponível na página do Tribunal Superior Eleitoral.
A Justiça Eleitoral trabalha de forma constante. As eleições, sejam gerais ou municiapais, são preparadas com antecedência. E esse planejamento envolve testes nos sistemas das urna eletrônica, a definição das regras que estarão em vigor durante o período eleitoral e a produção de novos equipamentos para manter as seções sempre bem equipadas.
Primeiro programa será do PSDB e mais quatro partidos começarão a transmitir a propaganda em março. Calendário está disponível no site do TSE.
O documento registra a realização de diversas atividades, ações e projetos destinados a favorecer o aprimoramento dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral.
Serviço online proporcionará maior agilidade para regularizar a situação eleitoral.
A propaganda partidária é exibida no primeiro e no segundo semestre dos anos não eleitorais e apenas no primeiro semestre dos anos em que houver eleição.
Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h.
Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações