Parceria para divulgação de resultados - Eleições 2016

Atenção: Os arquivos oficiais já estão disponíveis para download no endereço http://parceiros.tse.jus.br.
Os códigos de eleição são: 220 (1 turno) e 221 (2 turno).

A parceria para divulgação de resultados é um acordo firmado entre a Justiça Eleitoral e empresas de telecomunicação, veículos de imprensa e provedores de acesso à internet.

Seu objetivo é fornecer, durante a totalização dos resultados das eleições, dados da apuração dos votos, bem como o suporte necessário para o tratamento dessas informações.

Os termos dessa parceria são regidos pelos arts. 157 a 164 da Resolução-TSE nº 23.456/2015 , que dispõe sobre os atos preparatórios para as Eleições de 2016.

Informações para o dia da Eleição (02/10/2016):

  • A URL para acesso aos arquivos oficiais é http://parceiros.tse.jus.br. Os códigos de eleição são: 220 (1 turno) e 221 (2 turno). O código do plebiscito de Rosana-SP é 223.
  • No dia da eleição não haverá suporte via e-mail, pois estaremos desconectados da internet por motivos de segurança. O suporte será feito por telefone.
  • A infraestrutura de divulgação de resultados utilizada pelo TSE possui sistema de proteção contra ataques. Tal sistema de proteção bloqueia por 10 minutos os endereços IP que realizem mais de 300 acessos por segundo. Os parceiros que desenvolveram aplicativo próprio deverão configurar seus sistemas para que não ultrapassem esse limite.
  • Todos os arquivos XML iniciais com votos zerados já estão disponíveis, entretanto podem sofrer alteração a partir das 12h do sábado.



Cadastramento dos parceiros:

  • O cadastramento dos parceiros foi finalizado, conforme estabelecido na Resolução-TSE nº 23.456/2015 .
  • Segundo a Resolução nº 23.456/2015, § 3º, para cadastramento, na Justiça Eleitoral, com finalidade de divulgação dos resultados, a entidade interessada deverá cumprir as seguintes exigências:
    I - ser provedora de acesso à internet, empresa de telecomunicação, veículo de imprensa ou partido político com representação na Câmara Federal;
    II - acatar as orientações, critérios e prazos determinados pelos órgãos da Justiça Eleitoral;
    III - disponibilizar os resultados gratuitamente a qualquer interessado;
    IV - divulgar os dados recebidos, informando a sua origem;
    V - ter inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) com situação regular na Secretaria da Receita Federal do Brasil;
    VI - cadastrar-se na Justiça Eleitoral no prazo e nos moldes estabelecidos nesta resolução.
  • Acesse a relação das entidades cadastradas.



Eventos ocorridos:

  • Simulado com os parceiros (dias 13, 14, 15, 16, 20, 21, 22, 23, 26, 27, 28, 29 e 30/09). Foram disponibilizados dados simulados para os parceiros testarem suas aplicações.
  • Dia 04/07 - Audiência com os interessados em firmar parceria para a divulgação dos resultados. A reunião visa apresentar os detalhes da parceria e esclarecer os procedimentos tecnológicos utilizados na divulgação. Foi realizada das 10h30 às 18h, no Auditório I do edifício-sede do TSE, em Brasília. Os vídeos podem ser acessados nos links abaixo.


Softwares:

Mudanças na versão 16.10.1 do Divulga:

  • Correção referente à apresentação de partidos inaptos na coligação;
  • Correção nas funcionalidades de exportação (arquivo texto/pdf);
  • Melhorias e correção de bugs.

Os documentos para informar e instruir os parceiros quanto à Divulgação das Eleições 2016 estão disponibilizados abaixo.

Apresentação realizada para os parceiros no dia 4 de julho de 2016:
Apresentação Parceiros Divulgação Eleição 2016

Apresentação técnica realizada para os parceiros no dia 4 de julho de 2016:
Apresentação Técnica Parceiros Divulgação Eleição 2016

Orientações sobre o processo de divulgação para os parceiros:
Instruções Parceiros Divulgação Eleições 2016 - Versão 2.0

Lista de Municípios das Eleições 2016:
Lista de Municípios

Especificações de arquivos de resultados da divulgação:
EA01–Arquivo de resultado de dados fixos (versão 3.4) atualização: 27/10/2016
EA02–Arquivo de resultado de dados variáveis (versão 2.9) atualização: 19/08/2016
EA05–Arquivo de configuração de eleições (versão 2.4)
EA07–Arquivo de configuração de municípios (versão 2.4)
EA09–Arquivo de índice (versão 2.2)
EA10–Arquivo de resultado de eleitos (versão 2.2)

Arquivos de exemplo:
Atenção: o s arquivos XML disponibilizados a seguir servem de exemplo para auxiliar no desenvolvimento de aplicações. Porém tanto as especificações quanto os arquivos de exemplo estão sujeitos a alterações.

Samples dos arquivos XML

Página em atualização .

1. Em que momento são divulgados os dados de abstenção e de comparecimento?

Resposta: Os dados de abstenção e de comparecimento são divulgados durante a totalização dos votos, ou seja, esses valores iniciam em zero e vão crescendo até atingir a totalidade dos eleitores do município.

Os quantitativos de eleitores que compareceram e de eleitores que faltaram estão contidos em cada urna, bem como os dados da votação. Dessa forma, à medida que esses dados vão chegando, eles são processados e divulgados.

Esse procedimento é o mesmo utilizado nas eleições anteriores.

 

2. Como é computado o total de eleitores e o total de votos?

Resposta: O total de eleitores, bem como o total de votos, já vem explícito nos arquivos de dados, não sendo necessário realizar nenhum cálculo adicional. Entretanto, para fins de validação, pode-se considerar a seguinte regra:

  • Total de eleitores = Eleitores não apurados + abstenção + comparecimento.
  • Total de votos = Comparecimento.
  • Total de votos = Votos nulos + votos brancos + votos pendentes + votos anulados + votos válidos.

 

3. O que são votos pendentes?

Resposta: Votos pendentes são votos oriundos de urna sub judice, ou seja, enquanto não houver uma decisão judicial quanto a sua destinação, esses votos não são computados nem como nulos, nem como válidos.

 

4. Para fins de exibição do percentual do progresso da totalização, é recomendado o uso de quais valores? Eleitorado? Seção?

Resposta: Para fins de exibição do percentual do progresso da totalização, recomenda-se o uso de seções totalizadas sobre o total de seções, pois, invariavelmente, ao final da eleição, a quantidade de seções totalizadas será 100% do total de seções do município. Já em relação ao quantitativo de eleitores, em algumas situações, os números podem não fechar.

Em situações normais, ao final da eleição, a soma do comparecimento mais a de abstenção deveria representar 100% do eleitorado do município. Porém, havendo urna não instalada ou urna não apurada, os eleitores dessas urnas não serão computados nem como comparecimento nem como abstenção, permanecendo como eleitores não apurados.

Urnas não instaladas são aquelas nas quais não foi possível votar devido ao local de votação estar inacessível. Urnas não apuradas são aquelas em que houve votação, mas por algum motivo não foi possível recuperar os votos. Por exemplo: no caso de uma urna cair em um rio. Nos dois casos não é possível conhecer o comparecimento nem a abstenção.

Resumo: Para fins de demonstração do percentual do andamento da eleição, deve-se utilizar quantitativo de seções. Caso o objetivo seja demonstrar quantos votos faltam, deve-se utilizar o quantitativo de eleitores.

 

5. Como identificar se o candidato está eleito?

Resposta: Para identificar se o candidato está eleito ou foi para o segundo turno, deve-se verificar o atributo "eleito" do elemento "VotoCandidato" do arquivo variável. Esse atributo virá preenchido com "N" (não eleito) desde a primeira geração de arquivo. Ele mudará para "S" (candidato eleito ou para segundo turno) na totalização final para os candidatos que adquiriram aquela condição. O atributo "situacao" do elemento "Candidato" do arquivo fixo indica a situação do registro do candidato e não a situação do resultado da eleição. Essa situação vem preenchida desde o início da totalização e mudará apenas se houver uma alteração no registro de candidaturas. Por exemplo: o candidato foi julgado de indeferido com recurso para deferido. Ocorrendo esse caso, será gerado um novo arquivo fixo.

 

6. Qual o significado do atributo "vaga" do elemento "VotoColigacao"?

Resposta: Esse atributo indica quantas vagas a coligação ou partido isolado está levando. Para entender o significado desse dado, é necessário entender que na eleição para vereador (eleição proporcional), diferentemente da de prefeito (eleição majoritária), são eleitos os "n" candidatos mais bem votados de cada coligação, sendo "n" o total de cadeira que a coligação obteve no cálculo de quociente eleitoral e partidário. Na primeira geração dos arquivos, quando nenhum voto ainda foi contabilizado, o valor do atributo "vaga" será obrigatoriamente zero. Nas parciais, esse valor mudará à medida que a coligação recebe mais ou menos votos. Por exemplo: se, ao atingir 50% do total dos votos apurados, uma determinada coligação estiver levando dez vagas, significa que, se a eleição acabasse naquele momento, essa coligação elegeria os seus dez candidatos mais bem votados.

 

7. Em que circunstâncias a tag "Substituido" estará presente no arquivo fixo?

Resposta: A tag "Substituido" estará presente no arquivo fixo apenas quando houver substituição de candidatos, ou seja, o candidato principal não irá mais concorrer à eleição, seja por inabilitação, renúncia, falecimento ou outro motivo, e coloca outro candidato para concorrer em seu lugar. O candidato substituto aparecerá na tag "Candidato", e o principal irá para a tag "Substituido". O simples fato de um candidato estar em uma situação de inapto (cancelado, indeferido, renúncia, falecido, cassado e outros) não implica que ele esteja substituído, pois ele pode estar inapto e não ter apresentado substituto.

 

8. Qual o critério para que seja possível haver segundo turno em um município?

Resposta: Para que possa haver segundo turno em um município, é necessário que esse tenha mais de 200 mil eleitores.

 

9. É possível obter a classificação dos candidatos a vereador durante as parciais?

Resposta: Sim. Diferentemente do cargo de prefeito, em que a classificação é simplesmente pela quantidade de votos, exceto em casos de empate, a classificação para vereador depende do quociente partidário, ou seja, da quantidade de vagas que uma coligação obteve ou está obtendo no momento. Conhecido o total de vagas, basta selecionar os “n” candidatos mais bem votados daquela coligação. Esses são os que estão, num dado momento, “ levando” a vaga. A quantidade de vagas de uma coligação pode ser obtida no atributo “vaga” da tag “VotoColigacao” do arquivo de variável.

 

10. Qual o critério de ordenação dos candidatos apresentados no software Divulga.

A ordenação dos candidatos apresentada no Divulga obedece a cinco critérios, conforme a seguir:

Se não houver seções totalizadas:

§  Candidatos ordenados em ordem alfabética.

Se houver seções totalizadas:

  1. Primeiro os candidatos eleitos depois os não eleitos;
  2. Dentro de cada grupo (eleitos e não eleitos), ordena-se por quantidade de votos, do maior para o menor;
  3. Havendo empate, ordena-se pelo campo classificação, em ordem ascendente;
  4. Caso haja empate no campo classificação, ordena-se por data de nascimento, do mais velho para o mais novo;
  5. Por último, ordena-se pelo número do candidato, em ordem ascendente.

Observações:

§  Para cargos proporcionais, a ordem apresentada é integralmente obedecida;
§  Para cargos majoritários, desconsidera-se o item (a) e começa-se do item (b).


11 – Por que não consigo mais visualizar a eleição na aplicação Divulga ou outra aplicação da Justiça Eleitoral?

Resposta: De acordo com Resolução-TSE nº 23.456/2015:

“Art. 161, § 1º: Os dados dos resultados das eleições estarão disponíveis em Centro de Dados provido pelo Tribunal Superior Eleitoral no período de 2 a 14 de outubro de 2016, no primeiro turno, e de 30 de outubro a 11 de novembro de 2016, no segundo turno.”
Após esse período, os arquivos contendo dados de resultado podem ser obtidos na página http://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/repositorio-de-dados-eleitorais, menu lateral esquerdo “Resultados”, menu superior “<ano de eleição>”. O link Boletim de Urna corresponde aos arquivos com dados de votação em cada urna.

 

12 – O que significa o campo data de carga dos BUs?

Resposta:A data de carga corresponde ao dia em que a urna foi carregada, isto é, quando foram importados dados de candidatos, eleitores e eleição para a urna, preparando a urna para ser utilizada na eleição. Dessa forma, a data de carga, sempre é antes do dia da eleição.


13 – O TSE disponibiliza os boletins de urna de todas as unidades federativas de forma completa ou por município ou por zona ou por seção eleitoral?

Resposta: O TSE disponibiliza os boletins de urna da eleição (1º e 2º turno se for o caso) por cada unidade federativa na página http://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/repositorio-de-dados-eleitorais, menu lateral esquerdo “Resultados”, menu superior “<ano de eleição>”, onde pode baixar arquivos com dados da eleição. O link Boletim de Urna corresponde aos arquivos com dados de votação em cada urna, esses dados podem ser utilizados para a obtenção do dado desejado.


14 – Qual o cronograma da disponibilização da zerésima e do início da divulgação de resultados?

Resposta: O primeiro e segundo turno da eleição seguem o mesmo padrão: os dados da Divulgação zerados estarão disponíveis até 12:00 de sábado; no domingo, dia da eleição, os resultados começarão a ser divulgados às 17:00 horas da respectiva UF (reservado o direito ao TRE de interromper a divulgação a qualquer momento).

 

15 – É erro quando o atributo obrigatório votoCandidato não consta no arquivo de resultado variável?

Resposta: Quando não existe o atributo (tag) votoCandidato no arquivo de resultado variável é considerado que o candidato está com zero votos.


16 – Existe algum formato mais amigável para a divulgação dos dados totalizados, como, por exemplo, em Excel?

Resposta: Os dados da divulgação de resultados disponibilizados pelo TSE estão apenas no formato texto. Veja a pergunta número treze para mais informações de como acessá-los.

 

17 – O código do município utilizado para a apuração de resultado é o mesmo código utilizado pelo IBGE?

O código do município não é o mesmo utilizado pelo IBGE, e sim um código interno do TSE.

 

18 – Os arquivos de resultado de dados fixos e variáveis estão disponíveis no mesmo arquivo compactado?

Os arquivos de resultado fixos e variáveis não estão disponíveis no mesmo arquivo compactado, e sim em arquivo separado, com seu respectivo arquivo de assinatura.

 

19 – Com relação aos arquivos de resultado de dados fixos e variáveis, há diferença de nomenclatura entre os arquivos originais (XML e certificado) e os compactados?

A nomenclatura dos arquivos originais e compactados é a mesma, sendo que a única diferença é a extensão, cujo valor do arquivo de resultado é XML, o de certificado é CER e o compactado é ZIP

 

20 – Nos arquivos de resultado de dados, deve realizar algum tratamento para as tags relacionadas ao Voto em Trânsito (sufixo VT) para as eleições municipais?

Como nas eleições municipais não existe voto em trânsito, essas tags não aparecem nos arquivos, não havendo a necessidade de tratamento para as tags relacionadas a este item.

 

21 – Na tag “VotoCandidato” no arquivo de resultado de dados variável, qual o comportamento dos campos “totalVotos” e “totalVotosApurados”?

Os campos “totalVotos” e “totalVotosApurados” na tag “VotoCandidato” são excludentes. O campo “totalVotosApurados” poderá ter um valor positivo, caso o candidato esteja em situação irregular e receba votos, enquanto o campo “totalVotos” terá o valor zero. Agora, se o candidato estiver em situação regular, o campo “totalVotos” terá valor positivo, caso ele receba votos, enquanto o campo “totalVotosApurados” terá o valor zero.

 

22 – No arquivo de resultado de dados fixo, há alguma informação sobre a vida política do candidato?

No arquivo de resultado de dados fixo, não há informações sobre a vida política do candidato, caso já foi proclamado alguma vez. Basicamente há o número, nome, sexo, data de nascimento e outras informações conforme detalhada na seção 4 do documento de arquivo de resultado de dados fixos. Detalhes do registro de candidatura do candidato podem ser consultadas no DivulgaCand.

 

23 – Há histórico de votos durante a divulgação parcial de resultados?

Durante a divulgação parcial de resultados não há histórico de votos, já que os arquivos de resultados de dados variável são sobrescritos a cada atualização.

 

24 – O que são os arquivos -w?

Os arquivos -w.js são arquivos de resultado Json com dados simplificados. Não será fornecida documentação ou suporte a esses arquivos.

 

25 – Não encontro o arquivo de índice. O arquivo de índice não está em formato zip?

Os arquivos de índice não serão zipados. Estarão em formato .xml

 

26 - Como posso obter as fotos dos candidatos que estão concorrendo?

O link para download das fotos dos candidatos é: http://agencia.tse.jus.br/estatistica/sead/eleicoes/eleicoes2016/fotos/foto_cand2016_<SIGLA DA UF>_div.zip

As imagens são obtidas por UF através da substituição do termo <SIGLA DA UF> no link (em maiúsculo). 

A identificação da foto do candidato pode ser encontrada no arquivo de candidatos disponíveis  http://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/repositorio-de-dados-eleitoraisO nome do arquivo da foto é equivalente ao número sequencial do candidato.

 

27 - Qual campo devo utilizar para ordenar os candidatos?

 O campo “classificação” do elemento “VotoCandidato”, presente no arquivo de resultado de dados variáveis, pode ser utilizado para ordenar os candidatos.

 

28 - O campo matematicamenteDefinido foi removido? Qual a fórmula para calcular o matematicamente eleito?

Para esta eleição não teremos a informação de matematicamente definido e foi decidido também não fornecer a fórmula. Contudo fica a critério do parceiro fazer este cálculo.

 

29 - Posso embutir os dados da divulgação no meu site?

É possível utilizar uma tag iframe apontando para o Divulga versão Web (http://divulga.tse.jus.br) e incluí-la em uma página em seu site, fazendo os ajustes necessários. Porém não é possível passar parâmetros. O Divulga Web permite a consulta aos dados da divulgação, porém com menos opções do que o sistema Divulga desktop. 

Exemplo de utilização:

<iframe src="http://divulga.tse.jus.br/" width=100% height=800></iframe>

1. Apresentação

Simulado da divulgação é um evento de testes que consiste na geração e disponibilização de dados simulados de eleição, em formato XML, para que os parceiros possam testar suas soluções. Os testes serão realizados nos dias 13, 14, 15, 16, 20, 21, 22, 23, 26, 27, 28, 29 e 30 de setembro. Um ciclo de dados será disponibilizado pela manhã (das 10h às 12h) e, novamente, à tarde (das 15h às 17h). Cada ciclo de teste será iniciado com os dados de candidatos zerados (zerésima da divulgação).

2. Cenários

O teste simulará a totalização de eleições municipais para os cargos de prefeito e vereador e consulta popular municipal em municípios de duas UFs ( Maranhão e Piauí ). Serão realizadas no mínimo 10 totalizações com quantidade de boletins de urna diferentes e o intervalo entre cada totalização será de aproximadamente 11 minutos. Todos os dados fornecidos no simulado, como os nomes de candidatos, partidos e coligações, são fictícios.

Lista de municípios do simulado


Em alguns municípios serão apresentados os cenários específicos a seguir:

  • Eleição municipal sem atribuição de eleito
    • Batalha-PI *
    • Bom Jesus-PI
    • Capitão de Campos-PI
    • Currais-PI
    • Inhuma-PI
    • Luzilândia-PI
    • Palmeirais-PI
  • Eleição municipal com apenas um candidato apto ao cargo de prefeito
    • Barra D'Alcântara-PI
    • Caracol-PI
    • Corrente-PI
    • Currais-PI
    • Hugo Napoleão-PI
    • Ipiranga do Piauí-PI
    • Joca Marques-PI
    • Luzilândia-PI
    • Paes Landim-PI
    • Pavussu-PI
    • Pedro II-PI
    • Pimenteiras-PI
    • São José do Peixe-PI
    • São Luis do Piauí-PI
    • Tanque do Piauí-PI
  • Eleição municipal sem candidato apto ao cargo de prefeito
    • Bom Jesus-PI
    • Inhuma-PI
    • Landri Sales-PI
  • Consulta popular municipal
    • Buritirana-MA
    • João Lisboa-MA
    • Senador La Rocque-MA

* (em Batalha a atribuição de eleito ocorre no último passo)

3. Acesso aos arquivos

Para ter acesso aos dados do simulado, o parceiro deverá configurar sua aplicação com a URL e o código da eleição, conforme item 3 do documento Instruções Parceiros Divulgação Eleições 2016 - Versão 2.0 .

  • Código da eleição municipal: 6434.
  • Códigos das consultas populares: 6437, 6438, 6439
  • URL para conexão: http://parceiros.tse.jus.br/
  • UFs: MA e PI

4. Divulga

Os parceiros também poderão fazer uso dos sistemas Divulga e DivulgaWeb. O Divulga também deverá ser configurado pelo parceiro para acessar a url de conexão.

Para configurar o Divulga para o simulado selecione a aba provedores em configuração e clique no botão Incluir . Digite um nome para o provedor. Escolha a fase SIMULADO . No tipo selecione HTTP e no campo URL digite a URL de conexão ( http://parceiros.tse.jus.br/ ). Mais informações podem ser encontradas no item 2.3.2 configurar provedores, página 11 do Manual do Divulga.

Mudanças na versão do Divulga:

  • Alteração do nome da consulta "Votação candidatos indeferidos/cassados com recurso" para "Candidatos com votação nula ou anulada";
  • Alteração dos parâmetros de pesquisa nas consultas "Votação nominal", "Candidatos com votação nula ou anulada" e "Votação da Consulta Popular";
  • Adição de informação sobre votos anulados no painel de dados consolidado das consultas;
  • Adição de informação sobre eleição sem atribuição de eleito;
  • Adição de informação de turno na descrição do campo de seleção "Eleição";
  • Na consulta "Candidatos com votação nula ou anulada" foi adicionado informação sobre a situação do candidato;
  • Alteração do layout na aba "Provedores" da funcionalidade de configuração;
  • Adição de barra de progresso na inicialização e configuração de provedores da aplicação;
  • Remoção da informação de "Matematicamente eleito" da aplicação;
  • Atualização do manual de instruções (versão 1.2).