Testes Públicos de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação 2016

A Justiça Eleitoral promoveu, nos dias 8, 9 e 10 de março de 2016, a 3ª edição dos Testes Públicos de Segurança do sistema eletrônico de votação, em busca da colaboração da sociedade brasileira para o aperfeiçoamento da urna eletrônica utilizada nas eleições do país.

Qualquer cidadão pode participar do evento, que naquele ano aconteceu na nova sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília/DF.

Transparência, confiabilidade e segurança

O objetivo dos testes é dar mais transparência ao sistema eletrônico de votação e demonstrar a confiabilidade e segurança da urna eletrônica.

Para tanto, o evento deu aos participantes a oportunidade de utilizar métodos e técnicas para tentar atacar a urna eletrônica e todos os seus componentes internos e externos, com a finalidade de explorar eventuais vulnerabilidades do sistema relacionadas à violação da integridade e/ou ao sigilo do voto.

Os testes públicos respeitaram os procedimentos previstos nas normas aplicáveis ao sistema eletrônico de votação e, ainda, consideraram os elementos de segurança agregados aos produtos emitidos pela urna eletrônica.

Compêndio (formato PDF)