Descarte das urnas

A vida útil das urnas eletrônicas é de dez anos. Após esse período, elas são descartadas e recicladas. Essa medida reflete uma preocupação da Justiça Eleitoral com a preservação ambiental e, por isso, o descarte desse lixo eletrônico é realizado com grande cuidado.

Para a realização do descarte, o Tribunal Superior Eleitoral faz uma licitação para contratar a empresa, que deverá seguir um rigoroso processo de segurança. A empresa vencedora do certame deve dar às urnas e aos suprimentos inservíveis uma destinação ecologicamente correta, de acordo com a legislação ambiental, e deve entregar um relatório final ao TSE ao término do processo.

As urnas e os suprimentos são recolhidos e enviados para o desmonte, onde há a separação dos materiais por tipo: metal, plástico, placas leves (com mais probabilidade de ter metais nobres), placas pesadas (com menor valor de mercado), borracha e outros materiais.

Após o desmonte das urnas, os materiais são descaracterizados, ou seja, são moídos ou quebrados em partes pequenas. Os materiais separados por tipo e já descaracterizados são enviados para a reciclagem. Por questões ambientais e de segurança do processo eleitoral, a empresa ganhadora da licitação deve comprovar que tais materiais foram efetivamente usados para reciclagem.

Assim, mais de 99% dos componentes das urnas são reciclados. Por exemplo, no caso do descarte das urnas do primeiro modelo fabricado para a Justiça Eleitoral, datadas do ano de 1996, a empresa contratada destinou os cabos para a produção de correias de sandálias; e as espumas das caixas das urnas, para confecção de pufes.

A parte não aproveitada na reciclagem vai para aterros sanitários credenciados, seguindo uma série de medidas de segurança. O destino das baterias das urnas, por exemplo, deve seguir as regras da Resolução nº 401/2008, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que normatiza a gestão de resíduos e produtos perigosos.

Em setembro de 2010 foram descartadas mais de 84 mil urnas do modelo fabricado em 1998. Em 2012, foram eliminadas aproximadamente 2.800 toneladas de material eletrônico das urnas dos modelos 2000 e 2002. No mesmo ano foram eliminadas cerca de 94 toneladas de baterias e mais de 45 toneladas de bobinas.