TSE homenageia ex-ministro José Guilherme Villela em nova Sala de Advogados

Ministros Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e demais autoridades na inauguração da...

Foi inaugurada no início da noite desta quarta-feira (1º) a Sala de Advogados localizada na nova sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O TSE homenageou o ex-ministro José Guilherme Villela ao dar o seu nome ao local de trabalho dos advogados que atuam na Corte.

Ao discursar durante a inauguração, o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, afirmou que a escolha da homenagem foi dos próprios advogados. Lewandowski destacou a trajetória do ex-ministro que, segundo ele, foi um “grande profissional da advocacia”, tendo atuado principalmente perante o Supremo Tribunal Federal e os demais tribunais superiores. José Guilherme Villela foi ministro do TSE pela classe dos advogados entre 1980 e 1986.

“Justa é a homenagem ao advogado imortalizado por suas defesas, ao ministro de ontem e de sempre José Guilherme Villela, que agora empresta o seu nome para batizar a Sala de Advogados do Tribunal Superior Eleitoral, o Tribunal da Democracia”, disse Lewandowski.

O ministro destacou que o novo espaço homenageia também todos os advogados que militam na Justiça Eleitoral e que agora terão um local à altura dos relevantes serviços que prestam.

Pedro Gordilho

Em nome da família do homenageado, o advogado Pedro Gordilho afirmou que “não poderia haver homenagem mais justificada do que essa”. Amigo pessoal do ex-ministro, Gordilho lembrou que Villela atuou no TSE desde que chegou a Brasília, em 1961, e “deixou a marca de seu grande talento, da sua grande capacidade intelectual”.

Caputo Neto

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal (OAB-DF), Francisco Caputo Neto, agradeceu ao ministro Lewandowski pelo carinho e pela forma “sempre gentil” que trata a advocacia em sua condução do TSE.

“Saberemos honrar as mais nobres tradições da advocacia nesta Casa”, afirmou Caputo Neto. Ele ainda acrescentou que a homenagem ao ex-ministro Villela foi uma “feliz escolha”, pois ele “é merecedor desta e de tantas outras homenagens”.

Conselho Federal da OAB

Já o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, fez referência à coragem de José Guilherme Villela, que, segundo afirmou, “nunca teve medo da impopularidade”. Para Ophir, “homenagear José Guilherme Villela é homenagear a todos os advogados brasileiros, inclusive aqueles que estão nos mais distantes rincões deste país, atuando em defesa da honra e da liberdade”.

O presidente da OAB afirmou ainda que o novo espaço inaugurado hoje “é o reconhecimento de que não se faz Justiça sem a advocacia em nosso país”.

Instalações

Localizada a apenas 20 metros do Plenário do TSE, o espaço dos advogados será administrado pela OAB e conta com seis computadores com acesso à internet, impressora e TV para exibição da sessão plenária. O espaço de aproximadamente 40 metros quadrados fica no 1º subsolo do novo prédio do TSE, localizado no Setor de Administração Federal Sul (SAF/Sul), Quadra 7, Lote 2, Brasília-DF, próxima às sedes do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e da Procuradoria-Geral da República (PGR).

CM/LF

Leia mais:

31/01/2012 - TSE inaugura Sala de Advogados nesta quarta-feira (1º)

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido