Vinte e quatro investigadores participarão da 2ª edição dos testes na urna eletrônica

A Comissão Disciplinadora da 2ª Edição dos Testes Públicos de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação homologou os pedidos de inscrição de nove grupos para participar do evento, totalizando 24 investigadores inscritos.

Banner Testes públicos de segurança do sistema eletrônico de votação - Eleições 2012.

A Comissão Disciplinadora da 2ª Edição dos Testes Públicos de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação homologou os pedidos de inscrição de nove grupos para participar do evento, totalizando 24 investigadores inscritos. Promovidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os testes têm como intuito dar ainda mais transparência ao processo eleitoral e demonstrar sua confiabilidade e segurança, e serão realizados de 20 a 22 de março, na sede da Corte Eleitoral, em Brasília-DF.

Durante três dias, os investigadores inscritos terão a oportunidade de tentar realizar “ataques” à urna eletrônica e seus componentes internos e externos, visando explorar eventuais falhas do sistema relacionadas à violação da integridade e ao sigilo do voto. Antes do evento propriamente dito, os investigadores participarão de uma fase de preparação, de 6 a 8 de março, na qual eles poderão configurar os sistemas que serão utilizados em seus testes e elaborar suas propostas de “ataques” à urna.

Os resultados e as conclusões dos testes serão apresentados em audiência pública no dia 29 de março, às 10h, na sede do TSE. Os investigadores que efetivamente tiverem participado do evento receberão, do presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, certificados de participação. As sugestões de melhorias encontradas poderão ser implementadas futuramente no sistema eletrônico de votação.

Esta segunda edição do evento tem o apoio do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Universidade de Brasília (UnB). A primeira edição dos testes públicos de segurança foi realizada em 2009.

Perfil dos inscritos

Os investigadores inscritos estão divididos nove grupos, sendo três deles compostos apenas de um integrante. Veja abaixo:

Grupo 1 – Do Distrito Federal, é formado por quatro componentes e não representa nenhuma instituição. É composto por: Diego de Freitas Aranha, doutor em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor da Universidade de Brasília (UnB); Marcelo Monte Karam, graduado em Tecnologia em Segurança da Informação e servidor técnico do Centro de Informática da UnB; André de Miranda, aluno de Redes de Computadores da União Educacional de Brasília (Uneb) e servidor técnico do Centro de Informática da UnB; e Felipe Brant Sacarel, bacharel em Ciência da Computação pela UnB e servidor técnico do Centro de Informática da UnB.

Grupo 2 – Também do DF, representando a Universidade de Brasília (UnB), contém dois componentes: Lauro Cesar Araujo,     mestre em Arquitetura da Informação pela UnB; e Sergio Freitas da Silva, pós-graduado em Ciência da Computação pela Escola Superior Aberta do Brasil (Esab) e vencedor da primeira edição dos testes de segurança, realizada em novembro de 2009.

Grupo 3 – Outra equipe do Distrito Federal, é formada por três componentes e representa o Instituto Sapientia. Compõem o grupo: Marcelo Achar, especialista graduado em Ciência da Computação; Facundo Larrosa, graduado em Gestão da Tecnologia da Informação; e Pedro Ivo Pereira, bacharel em Ciência da Computação.

Grupo 4 – De São Paulo, representando a Universidade de Taubaté (Unitau), é composto por cinco integrantes: Luís Fernando de Almeida, doutor em Metodologia e Técnicas da Computação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp); Barbara Maximino da Fonseca Reis, graduada em Engenharia da Computação pela Unitau; João Cristiano Monteiro Silva, graduado em Engenharia da Computação pela Unitau; Luís Felipe Féres Santos, também graduado em engenharia da computação; e Rafael Kudaka de Oliveira, graduado em Sistemas da Informação pela Unitau.

Grupo 5 – Do DF, representando a Diretoria Técnico-Científica do Departamento de Polícia Federal, é composto por Thiago de Sá Cavalcanti, graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e perito da Polícia Federal.

Grupo 6 – De Minas Gerais, é composto por três membros, que representam a Universidade Federal de Uberlândia: Marcelo Rodrigues de Sousa, doutor em Ciência, na área de Engenharia Elétrica e Computação, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Kil Jin Brandini Park, que tem pós-doutorado na área de Conhecimento em Ciência da Computação pelo Centro de Tecnologia de Informação Renato Archer; e Otávio Augusto Araújo Silva, graduado em Ciência da Computação pela UFU.

Grupo 7 – De Santa Catarina, representa a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadora (Certi). É composto por Ricardo Antonio Pralon Santos, mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Grupo 8 – Do Rio de Janeiro, é formado por Suzana Brandt Dias, graduada em Processamento de Dados pela Universidade Estácio de Sá e encarregada da Divisão de Operações de Guerra Cibernética do Centro de Tecnologia da Informação da Marinha. Representa a Marinha do Brasil.

Grupo 9 – Do Ceará, representando a Universidade do Ceará (UECE), é formado por: André Luiz Moura dos Santos , doutor em Ciência da computação pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos; Marcio André Souto Correia, mestrando em Computação Aplicada pela UECE; Luiz Gonzaga Mota Barbosa, graduando em Ciência da Computação pela UECE; e Saulo Rangel Ferreira Hachem, também graduando em Ciência da Computação pela UECE.

Inscrições

As inscrições para participar dos testes foram feitas até o dia 27 de fevereiro. Foram homologadas as inscrições de cidadãos brasileiros maiores de 18 anos e que preencheram os requisitos constantes do formulário de inscrição disponível no hotsite do evento, conforme previsto no Edital nº 01/2012.

Ainda segundo o Edital, é vedada a participação, na condição de investigador/grupo, de servidores da Justiça Eleitoral, prestadores de serviço à Justiça Eleitoral e componentes das Comissões Disciplinadora e Avaliadora dos testes.

Acesse aqui o hotsite do evento.

Mais informações sobre o sistema eletrônico de votação podem ser obtidas no site Biometria e Urna Eletrônica.

LC/LF

Leia mais:
28/02/2012 - Encerradas as inscrições para 2ª edição dos testes de segurança na urna eletrônica
23/01/2012 - TSE promove 2ª edição dos testes de segurança no sistema eletrônico de votação

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido