Justiça Eleitoral divulga prestação de contas e doadores do Plebiscito do Pará

Já estão disponíveis no portal do TSE as prestações de contas das frentes favoráveis e contrárias à divisão do Pará. A população paraense foi consultada em Plebiscito realizado em dezembro de 2011.

Pessoa fazendo contas em calculadora de mesa
Prestações de contas do Plebiscito já estão disponíveis.

Os interessados em saber quanto e como foram gastos os recursos utilizados pelas frentes favoráveis e contrárias ao desmembramento do Estado do Pará já podem consultar a prestação de contas final disponível no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Plebiscito foi realizado no dia 11 de dezembro de 2011 e as frentes tinham até o dia 10 de janeiro para enviar os números à Justiça Eleitoral.

No decorrer dos preparativos do Plebiscito, que movimentou frentes a favor e contra a criação dos Estados do Tapajós e do Carajás, o portal do TSE já disponibilizava as prestações de contas parciais de cada frente. A novidade na prestação de contas final é que o internauta poderá conferir tanto a listagem de doações, quanto a de despesas discriminadas item por item, inclusive por CPF ou CNPJ do doador.

A favor

Por meio das planilhas, é possível constatar que a Frente a favor da criação do Estado do Carajás foi a que recebeu maior volume de doações. O total de receitas girou em torno de 3 milhões de reais: uma grande diferença em relação à Frente a favor da criação do Estado do Tapajós, que arrecadou pouco mais de 840 mil reais.

Contra

A frente contrária a criação do Estado do Carajás obteve 486 mil reais em doações para utilizar durante a campanha, enquanto a frente contra a criação do Estado do Tapajós contabilizou 210 mil reais em receita oriunda de doações.

Campanhas

As maiores despesas das quatro frentes ocorreram em virtude de gastos com publicidade e propaganda.
Apesar de maior volume de recursos das frentes favoráveis a divisão do Pará, no dia 11 de dezembro de 2012, 66% dos eleitores paraenses responderam não à divisão do Estado do Pará para a criação de outras duas novas unidades da Federação: Tapajós e Carajás. Apenas 34% se manifestaram a favor da divisão.

Acesse aqui as prestações de contas.

VM/LF
 
Leia mais:

12/12/2011 -  Apuração do Plebiscito do Pará foi totalizada à 0h40


 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido