TRE-GO: programa Eleitor do Futuro incentiva a participação dos jovens no processo eleitoral

Programa Eleitor do Futuro, promovido pela EJE-GO, em Goiânia, no dia 16 de outubro de 2012

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) iniciou nesta semana as atividades do programa Eleitor do Futuro em 2013. Por meio de palestras gratuitas promovidas pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-GO), o programa busca aproximar a política de crianças e adolescentes. Os 280 alunos do 6º e 7º anos do Colégio Estadual Madre Germana II, em Aparecida de Goiânia, foram os primeiros a receber o projeto este ano.

O programa inclui a distribuição de cartilhas sobre cidadania aos estudantes e a realização de um processo eleitoral completo na escola, desde o registro de candidaturas, campanha eleitoral, propaganda e eleição (por meio de urnas eletrônicas) até a diplomação dos eleitos. 

Além de participarem como candidatos, representando os cinco partidos fictícios que nomeiam políticas públicas de inclusão social, os estudantes também participam da simulação como eleitores, fiscais de partidos e mesários no dia do pleito. Os estudantes recebem treinamento para atuarem como mesários e a votação é realizada por meio de urnas eletrônicas, onde a matrícula do aluno substitui o número do título de eleitor.

No Colégio Estadual Madre Germana II, a escolha dos candidatos ocorrerá no dia 4 de março, quando os registros de candidatura serão efetivados pela EJE-GO. A eleição está marcada para o dia 19 de março, 15 dias após o período de campanha eleitoral.  

O objetivo do Eleitor do Futuro é incentivar a participação mais efetiva, livre e consciente dos jovens no processo eleitoral brasileiro. O programa existe desde 2006 e já atendeu mais de 13 mil estudantes em todo o Estado de Goiás.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-GO

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido