Justiça Eleitoral de Roraima recadastrou mais de 50 mil eleitores

Fachada da sede do TRE-RR

Ouça matéria sobre o tema.

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) realizou o recadastramento biométrico de 50.097 eleitores de Boa Vista, o que representa 27,18% do eleitorado. A previsão da Justiça Eleitoral é que até o final de setembro deste ano todos os 184.292 eleitores da capital sejam recadastrados. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem intervalo para almoço.

A revisão biométrica é obrigatória para todos os eleitores de Boa Vista, inclusive para quem o voto é facultativo. Quem não participar, terá o título cancelado, não poderá votar nas eleições de 2014 e estará sujeito a uma série de restrições, como a impossibilidade de tirar passaporte e tomar posse em cargo público, entre outras.

Para se recadastrar, o eleitor deve comparecer à 1ª Zona Eleitoral (Av. Santos Dumont, n.º 760 - bairro São Pedro) ou à 5ª Zona Eleitoral (Av. Nazaré Figueiras, 2077 - Bairro Pintolândia), no horário das 8h às 17h. Basta apresentar um documento oficial com foto, título de eleitor e comprovante de residência atualizado (últimos três meses).

Conforme o secretário de Tecnologia da Informação em exercício do TRE-RR, Fábio Barros, é importante que o eleitor não deixe para fazer a revisão somente quando estiver próximo de encerrar o prazo. “A Justiça Eleitoral convoca os eleitores da capital para fazerem o recadastramento o mais rápido possível a fim de evitar filas e tumultos nos últimos dias do prazo, previsto para encerrar em setembro”, destacou, ao lembrar que o procedimento de revisão eleitoral abrange quatro etapas: atualização dos dados biográficos, digitalização da assinatura, fotografia e coleta das digitais de todos os dedos das mãos.

Segurança


A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, pois o leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. Com isso, fica praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.

Mais informações sobre o recadastramento biométrico podem ser acessadas no site.


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-RR

 

 

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido