Acessibilidade ao eleitor com deficiência é destaque no Giro Eleitoral desta semana

Acessibilidade ao eleitor com deficiência é destaque no Giro Eleitoral desta semana

Giro Eleitoral em 09/05/2013

A edição desta semana do programa Giro Eleitoral destaca que os tribunais regionais eleitorais trabalham para aumentar a acessibilidade de eleitor com deficiência. Em alguns estados, como São Paulo, aproximadamente 10% das seções eleitorais foram adaptadas para pessoas que precisam de atendimento especial. O Giro Eleitoral vai ao ar neste sábado (30), às 16h50, na TV Justiça.

O Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral foi instituído em 2012. As urnas eletrônicas já têm teclado em braille e sistema de áudio e os tribunais regionais eleitorais fornecem fones de ouvido quando há solicitação do eleitor.

Depois das eleições de 2012, foram adquiridos mais de 20 mil fones. O número de seções eleitorais acessíveis também aumentou depois do pleito municipal. Em 2012, eram menos de 20 mil, agora este número passou para 25 mil.

A preocupação eleitoral com esse grupo se reflete na quantidade de eleitores que declaram ter alguma deficiência. Eram 176 mil antes da votação ao ano passado. Hoje chegam a quase 290 mil. No site do TSE é possível baixar a legislação eleitoral em áudio. Os arquivos do Código Eleitoral, da Lei de Inelegibilidades e da Lei das Eleições estão em formato MP3.

Também é destaque no programa que uma equipe especial ajuda a preservar a história da Justiça Eleitoral. Muitos documentos estão sendo digitalizados, o que evita o manuseio e danos ao acervo. Depois do processo de digitalização, os documentos originais passam por um tratamento.

Os mapas das apurações das eleições recebem cuidado diferenciado. A equipe é formada por uma instrutora e quatro colaboradores com deficiência intelectual da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal (Apae-DF). Todo o trabalho de higienização e restauração dos mapas de apuração e totalização das eleições do período de 1945 a 1992 é feito por eles.

Por fim, o programa informa que o projeto Eleitor do Futuro percorre vários municípios em Minas Gerais. Em outubro, 60 escolas receberam juízes eleitorais, promotores e chefes de cartório que falaram sobre temas como democracia, cidadania, eleições e voto. Ao todo, mais de 13 mil alunos participaram das palestras. Em novembro mais de cem escolas estão sendo visitadas e, para dezembro, mais onze escolas já estão agendadas.

O Giro

O Giro Eleitoral é um programa semanal que traz as principais informações da Justiça Eleitoral nos Estados e vai ao ar todo sábado, às 16h50, e às terças-feiras, às 7h54, na TV Justiça.

O programa também pode ser acessado no canal oficial do TSE no YouTube. O endereço eletrônico é www.youtube.com/justicaeleitoral. Para assistir, basta clicar no destaque do Giro Eleitoral e ficar por dentro do que está sendo feito em todo o país para garantir os direitos do eleitor brasileiro.

BB/EM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido