TSE multa deputado federal por propaganda antecipada voltada para eleições de 2010

Ministro Marco Aurélio preside sessão do TSE. em 28/11/2013 quadrada

Assista ao vídeo do julgamento.

Por maioria de votos (4x3), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aplicou, na sessão desta quinta-feira (28), multa de R$ 10 mil ao deputado federal Fábio Faria (PSD-RN) por fazer propaganda eleitoral antecipada em programa partidário na TV, veiculado no primeiro semestre de 2010.  A decisão seguiu voto do presidente do TSE, ministro Marco Aurélio, relator do recurso apresentado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) contra o deputado.

Na representação, o MPE acusou o parlamentar de fazer propaganda antecipada no horário reservado à propaganda político-partidária do Partido da Mobilização Nacional (PMN), em abril de 2010. Na época, o deputado era líder do PMN na Câmara. 

Segundo o ministro Marco Aurélio, o programa foi veiculado “em período quando não poderia haver propaganda eleitoral”, ou seja, antes de 6 de julho de 2010. “Desse modo, o deputado, aproveitando-se da condição de líder do PMN na Câmara, visou aplainar a caminhada para a reeleição, implementando propaganda eleitoral”, concluiu.

Acompanharam o relator as ministras Rosa Weber, Laurita Vaz e Maria Theresa de Assis Moura. Os ministros Dias Toffoli, Luciana Lóssio e Henrique Neves formaram a divergência.

RR/EM

Processo relacionado: Respe 406006

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido