Jovem Eleitor: semana dedicada ao alistamento de adolescentes movimenta Justiça Eleitoral em todo o país

Começou nesta segunda-feira (21) em todo o país a Semana do Jovem Eleitor, voltada para incentivar os adolescentes com idades de 16 e 17 anos a exercerem seu direito de voto. O jovem nessa faixa etária não é obrigado a votar, mas já tem o direito garantido pelo artigo 14, parágrafo 1º, inciso II, alínea ‘c’ da Constituição Federal. Com o título de eleitor na mão, essa população de adolescentes poderá votar já nas eleições gerais de 2014.

Semana do Jovem Eleitor em 21.10.2013

Assista à reportagem sobre o tema.

Ouça matéria sobre o assunto.

Começou nesta segunda-feira (21) em todo o país a Semana do Jovem Eleitor, voltada para incentivar os adolescentes com idades de 16 e 17 anos a exercerem seu direito de voto. O jovem nessa faixa etária não é obrigado a votar, mas já tem o direito garantido pelo artigo 14, parágrafo 1º, inciso II, alínea ‘c’ da Constituição Federal. Com o título de eleitor na mão, essa população de adolescentes poderá votar já nas eleições gerais de 2014.

Desde a semana passada, está sendo veiculada pelas emissoras de rádio e TV a Campanha Jovem Eleitor, desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o mote “Eu me represento: eu voto” e o slogan “Vem para a urna”. A campanha tem o objetivo de fortalecer a cidadania e estimular o interesse dos adolescentes pela política.

Compõem a campanha um teaser de rádio e um de TV, de 15 segundos cada, um filmete e um spot de rádio, de 30 segundos cada, além de cartazes distribuídos aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). No Portal do TSE na internet, está disponível o material da campanha para ser baixado gratuitamente pelos interessados.

A Semana do Jovem Eleitor será realizada até o dia 25 de outubro com a participação dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que promovem seminários, palestras em escolas, atendimentos itinerantes e distribuição de material gráfico, para incentivar os jovens a tirar o título de eleitor.

Ações da Justiça Eleitoral nos Estados e no DF

Acre – Os cartórios eleitorais dos municípios do Acre estão prontos para receber os jovens com 16 e 17 anos que pretendem tirar o título de eleitor. Em Rio Branco, mais de quatro mil jovens já fizeram o alistamento eleitoral desde março deste ano, em razão da revisão biométrica.

Alagoas – Entre as ações desenvolvidas pelo TRE-AL está o alistamento eleitoral de jovens em escola públicas e particulares da capital, Maceió, e do interior, além de palestras para estudantes das redes pública e privada.

Bahia – A programação do TRE-BA inclui seminário no edifício-sede do tribunal baiano, voltado para eleitores de 16 a 18 anos, campanha nas redes sociais e visita a escolas durante o mês de outubro, com apresentação do Projeto TRE Perto de Você. 

Ceará – No TRE-CE a semana do Jovem Eleitor marca o encerramento da VI Campanha de Alistamento Eleitoral de Jovens.Durante os meses de agosto e setembro, foram cadastrados 35 mil novos eleitores de 16 e 17 anos, em 950 escolas do Estado. O TRE-CE recomendou a realização de audiências públicas para tratar do tema e estimular o alistamento.

Distrito Federal – Na capital federal, o TRE-DF colocou à disposição dos jovens eleitores um ônibus da Justiça Eleitoral Volante para o alistamento dos alunos durante os dias 21 e 22 de outubro, das 8h às 18h, no Centro de Ensino Médio EIT, no Setor Central de Taguatinga. Já nos dias 24 e 25, no mesmo horário, o ônibus estará no Colégio Galois, situado na Quadra 902 Sul. Além do alistamento, os estudantes poderão conhecer a urna eletrônica, demonstrada por servidores da Escola Judiciária Eleitoral do Distrito Federal “Rui Barbosa”, do TRE-DF.

Espírito Santo – O TRE-ES organizou palestras em escolas públicas e particulares para estudantes do ensino médio, além da distribuição de material gráfico (cartazes, folders e cartilhas).

Goiás – Entre as ações do TRE-GO está a distribuição de material de divulgação confeccionado para a campanha que foi enviado para todas as zonas eleitorais do Estado para distribuição, de modo a alcançar o eleitorado jovem.

Maranhão – O TRE-MA já realiza durante todo o ano atividades de incentivo aos adolescentes para os quais o voto é facultativo a se alistarem na Justiça Eleitoral. Durante a Semana do Jovem Eleitor, o trabalho de conscientização e mobilização de servidores e juízes eleitorais será intensificado, com palestras, visitas a escolas e concurso de redação. 

Minas Gerais – Esta semana, o TRE-MG lança o projeto Eleitor do Futuro, com ações em várias escolas das zonas eleitorais de Minas e atendimentos itinerantes. O projeto Eleitor do Futuro é fruto de uma parceria entre o TRE, por meio da Escola Judiciária Eleitoral, a Secretaria de Estado de Educação e o Ministério Público Eleitoral. Até o momento, já estão agendadas, em todo o Estado, cerca de 200 palestras em escolas do ensino médio, que serão feitas pelo juiz, pelo promotor eleitoral ou pelo chefe de cartório das zonas eleitorais.

Mato Grosso do Sul – A Escola Judiciária do TRE-MS intensificará o trabalho de visitação a escolas públicas durante a Semana do Jovem Eleitor.

Mato Grosso – O TRE-MT determinou a abertura dos cartórios em tempo integral. Estão previstos eventos em escolas públicas e privadas do ensino médio organizados pela Escola Judiciária Eleitoral. Entre as medidas está a orientação para que os juízes eleitorais do interior reproduzam as ações nos municípios em que atuam.

Paraíba – Visitação de servidores às escolas e ações de incentivo aos juízes eleitorais para desenvolver atividades objetivando a conscientização do voto fazem parte da programação da Semana do Jovem Eleitor.   

Pernambuco – O TRE-PE organizou uma ação de convocação e atendimento ao eleitor de 26 a 28 de outubro. O projeto Eleitor do Futuro já chegou a mais de 20 escolas, de forma a incentivar os jovens a exercerem sua cidadania plena e os juízes eleitorais a informar esses jovens sobre a importância do voto.

Piauí – No TRE-PI, a Semana Jovem eleitor foi aberta com o lançamento oficial da campanha na Central de Atendimento ao Eleitor de Teresina, com a presença de autoridades e da imprensa, divulgação de vídeos e spots nas emissoras de rádio locais, além de mobilização juntos aos chefes das zonas eleitorais.

Paraná – Está prevista a divulgação da Campanha do Jovem Eleitor em telejornais de grande audiência, notas em jornais impressos e on-line, veiculação nas redes sociais e nas emissoras de rádio AM e FM.

Rio Grande do Norte – Será feita a divulgação da semana de alistamento nos municípios que não tenham sido contemplados com o recadastramento biométrico. O TRE-RN fará a divulgação por meio de spots de rádio e faixas, além de palestras que serão proferidas nas cidades do interior.

Rondônia – A intenção do TRE-RO é complementar as atividades de alistamento eleitoral de adolescentes durante a Semana do Jovem Eleitor. Também será realizada a Gincana da Cidadania, com abertura marcada para às 14h desta terça-feira (22), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia.

Rio Grande do Sul – A programação do TRE-RS inclui visitas a duas escolas, uma pública e outra particular, além de palestras, apresentação do projeto Conhecendo a Justiça Eleitoral e também um programa especial na radioweb.

Santa Catarina – Durante todo o mês de outubro, o TRE catarinense participará da campanha, incentivando os jovens do Estado a tirar seu título eleitoral. Dos quatro milhões de eleitores em Santa Catarina, pouco mais de 50 mil representam jovens com 16 e 17 anos. Como parte da campanha de incentivo ao alistamento eleitoral, os cartórios do Estado receberão cartazes e folders sobre o assunto. Já no rádio, uma propaganda está sendo veiculada para informar os eleitores sobre a ação. 

São Paulo – Para a campanha, o TRE-SP pretende ampliar, em três horas, os horários dos cartórios em todo o Estado na Semana do Jovem Eleitor. Os juízes eleitorais do Estado também estão sendo incentivados a fazer palestras.

Tocantins –  O TRE-TO divulgará a campanha por meio de entrevistas às rádios, TVs e demais noticiários locais. Também estão previstas palestras e visitas aos alunos das escolas públicas.

Clique aqui para fazer o download das peças da Campanha do Jovem Eleitor 2013.

AR/LC

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido