Biblioteca do TSE comemora 68 anos de criação

Foto da série Especial Acervo TSE - Biblioteca - Estantes de livros e  usuário da biblioteca 15....

Assista à reportagem sobre o tema.

Como parte das comemorações dos 68 anos de criação da Biblioteca Professor Alysson Darowish Mitraud, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quarta-feira (30), o presidente da Corte, ministro Marco Aurélio, doará livros de sua autoria para compor o acervo do espaço.

“Uma biblioteca em tribunal é cultura. É ter-se como objetivo maior a educação, ou seja, ter-se como premissa que o aperfeiçoamento é constante, que o saber é e será sempre uma obra inacabada. Nós estamos, na Justiça Eleitoral, de parabéns, por contarmos com um acervo razoável de livros e uma biblioteca funcionando há 68 anos”, afirmou.

O presente do ministro  vem compor uma série de melhorias pelas quais a Biblioteca vem passando nos últimos tempos, sendo a mais marcante a recente instalação do carpete, que proporcionou maior conforto acústico para os usuários.

A Biblioteca do TSE foi criada por meio da Resolução nº 755, em 1946, por iniciativa do professor Francisco Sá Filho, que à época era um dos ministros do Tribunal. A sua sede ficou no Rio de Janeiro até 1960, quando foi transferida para Brasília com toda a estrutura do Tribunal.

Em 2005, recebeu o nome de Biblioteca Professor Alysson Darowish Mitraud, que foi o diretor-geral do TSE responsável pela reestruturação administrativa das secretarias dos Tribunais Regionais Eleitorais. Foi na gestão dele que ocorreu a implantação dos sistemas integrados e rede informatizada de comunicação em toda a Justiça Eleitoral, mudanças decisivas para a divulgação dos resultados das eleições de 2004 em tempo recorde.

A Biblioteca do TSE é aberta ao público e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

RG/LC

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido