TSE instala rede wi-fi em toda a sua sede

Instalação de WiFi no TSE

Assista à reportagem sobre o tema.

Ouça matéria sobre o assunto.

Nesta quarta-feira (30), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) implantou, em toda a sua sede, uma rede de comunicação de dados sem fio. A partir de agora, ministros, magistrados, advogados, servidores, colaboradores e visitantes da Corte passarão a utilizar-se da tecnologia, que permitirá acesso a informações em tempo real em qualquer lugar de suas edificações.

A medida foi adotada após a constatação de que a ausência desta tecnologia impedia a utilização adequada de notebooks, tablets e smartphones no Tribunal. Além disso, dificultava acesso ágil a serviços informatizados, tais como correio eletrônico, consulta de jurisprudência e servidores de arquivos corporativos, dentre outros.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio, elogiou o sistema e parabenizou todos os envolvidos pelo “avanço” que, em sua opinião, representa, “acima de tudo, modernidade”. Marco Aurélio destacou ainda que determinará regras para o uso da rede. “O novo sistema implica uma comunicação em sentido maior. Baixaremos um ato, ainda na minha gestão, para disciplinar o uso desse sistema e obstaculizar possíveis invasões e procedimentos que o acabem desacreditando frente aos legítimos usuários”, pontuou.

Giuseppe Janino, secretário de Tecnologia da Informação do TSE, disse acreditar que a implantação da rede sem fio no âmbito das instalações do Tribunal trará uma grande contribuição para a produtividade dos servidores e para a economicidade, “não há a necessidade de instalações físicas para se ampliar pontos”, explicou.

Segundo o secretário de TI, a nova tecnologia também será benéfica no que se refere à mobilidade em qualquer ponto da instituição. “Hoje, são quase 200 antenas distribuídas nos dois prédios do Tribunal. Há locais aonde seria praticamente inviável a instalação de pontos de comunicação, mas a rede wi-fi consegue atender todos os ambientes, como almoxarifado e garagem. Agora, será possível a qualquer servidor ou pessoa que esteja atuando dentro da instituição exercer suas atividades, considerando que todas as atividades hoje dependem da rede de comunicação para serem acessíveis”, afirmou Janino.

A rede wi-fi implantada no TSE alcança a velocidade de 1 Gigabit por segundo, possui elementos de defesa que impedem todas as formas conhecidas de captura de informações e de ataque que permitem ao Tribunal identificar e desabilitar outros pontos de rede sem fio não autorizados. O acesso à rede se dará de modo personalizado, com senha individualizada, permitindo a aplicação de políticas de segurança.

Compete à Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) estabelecer as diretrizes de uso da rede da comunicação de dados sem fio do TSE. Cabe à Diretoria-Geral da Corte publicá-las por meio de instrução normativa.

Segurança

Devido às necessidades associadas ao processo eleitoral, o TSE realiza investimentos em segurança da informação em todos os serviços e equipamentos de informática.

No caso de uma rede sem fio, por meio da qual um visitante poderia facilmente se utilizar de dispositivos espúrios para grampear a comunicação, primou-se pela aquisição de equipamentos que permitissem a mitigação das vulnerabilidades amplamente conhecidas na comunicação de dados sem fio.

Benefícios

A tecnologia implantada no TSE diferencia-se sobremaneira de uma rede sem fio residencial. Dentre os benefícios destacados estão: a disponibilização menos onerosa de conectividade, já que não há mais a necessidade de investimentos para remanejamento de rede a cabo e para a implantação de novos pontos lógicos; a flexibilidade, uma vez que a tecnologia sem fio permite que as redes cheguem onde cabos não podem ir; e a escalabilidade, pois acompanhará o crescimento de demanda de acesso à rede de comunicação sem a necessidade de novos investimentos em cabeamento.

Por exemplo, sem a rede sem fio, o Centro de Divulgação das Eleições exigiria um número muito superior de pontos de rede cabeada e não conseguiria atender todos os jornalistas que transitarão no espaço.

LC, RC/DB

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido