Brasil Eleitor: saiba como é a diplomação dos candidatos eleitos

Brasil Eleitor: saiba como é a diplomação dos candidatos eleitos. Edição de fim de ano.

Programa Brasil Eleitor em 26.12.2014 - edição especial de fim de ano

Na edição especial de fim de ano, o programa Brasil Eleitor fala sobre a diplomação dos candidatos eleitos na eleição. Segundo Maria Francisca Motta, assessora de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, "a diplomação é o último ato da Justiça Eleitoral, que encerra o processo eleitoral". O programa mostra a gráfica na capital paulista onde são confeccionados os diplomas entregues pela Justiça Eleitoral aos eleitos.

Outro destaque do programa é o acervo da biblioteca do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, que possui mais de 30 mil títulos à disposição dos leitores. Na biblioteca, há obras das áreas de direito, ciências políticas, administração, economia e literatura, entre outras. Segundo a coordenadora Eveline Lucas, trata-se de "uma biblioteca especializada, criada para atender à demanda dos magistrados e dos servidores e que está incorporando ao acervo obras de literatura infanto-juvenil".

Ainda nesta edição, o Brasil Eleitor mostra o projeto de sustentabilidade "Adote um Jardim", realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins: servidores plantam mudas de árvores nos arredores do prédio do TRE em Palmas, uma das capitais mais quentes do país, que carece de árvores e sombras para os pedestres.

A palavra é...

No quadro "A palavra é..." o Brasil Eleitor foi até Belo Horizonte, para perguntar aos eleitores mineiros o que é "contaminação da chapa". Essa situação ocorre quando o indeferimento, cancelamento ou cassação do registro, diploma ou mandato do eleito ao cargo de titular em eleição majoritária atinge também a situação jurídica do vice ou suplente com ele registrado.

Alcance

Produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do TSE, o Brasil Eleitor vai ao ar todos os domingos, às 20h30, pela TV Justiça. Transmitido por 40 emissoras de TV de todo o país, o programa também está disponível no canal oficial do TSE no YouTube, no endereço www.youtube.com/justicaeleitoral.

Confira os dias e horários de reprise do Brasil Eleitor pela TV Justiça: segunda, às 9h; quarta, às 18h; quinta, às 9h; e sexta, às 5h (horário de Brasília).

AS

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido