IDEA convida Brasil para ser membro efetivo da organização

Logo IDEA International.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, reuniu-se, em Paris, com o secretário-geral do Instituto para a Democracia e Assistência Eleitoral (Idea Internacional), Yves Leterme. O secretário convidou o Brasil para se tornar membro efetivo do Instituto e o convite agora será analisado pela Presidência da República. 

Na reunião, também foram tratados outros temas como a parceria com o Idea para a criação de um programa específico da Justiça Eleitoral junto aos países africanos de Língua Portuguesa. O objetivo da iniciativa é receber juízes desses países e promover o intercâmbio de informações e experiências eleitorais.

Outro assunto discutido na reunião foi a Conferência Ibero-Americana sobre Justiça Eleitoral, que será sediada no Brasil em 2016. A Conferência, que é anual, foi realizada no México neste ano, ocasião na qual o Brasil foi escolhido como sede. Em 2015, o evento acontecerá no Peru.

O Instituto para a Democracia e Assistência Eleitoral Internacional também é organizador da Conferência Ibero-Americana. O Idea é uma organização internacional com sede na Suécia, que tem a missão de apoiar a democracia sustentável, mais eficaz e legítima em todo o mundo. A visão do Instituto é ser o ator global primário em compartilhar conhecimento e experiência comparativa em apoio à democracia.

Seminário

O Brasil vai promover um seminário internacional sobre financiamento eleitoral no primeiro semestre de 2015. O presidente do TSE convidou o secretário- geral do Idea para ser um dos palestrantes e este já aceitou o convite. Durante o seminário, será lançado o livro Funding of politics parties and election campaigns, do Idea. A tradução e o lançamento serão feitos em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV/TSE).

GA/JP

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido