Testes dos sistemas eleitorais prosseguirão com simulado em agosto

Testes dos sistemas eleitorais prosseguirão com simulado em agosto

simulação do voto Biométrico no Buraco do Paracaúba.

Assista à reportagem sobre o assunto.

Ouça matéria sobre o tema.

O Teste em Campo Regional para verificar as funcionalidades dos componentes dos sistemas eleitorais (softwares e hardwares), realizado de 21 a 25 de julho, teve o êxito esperado, informou nesta terça-feira (29) o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Janino. “O resultado foi bastante positivo. Não se identificou nenhum erro impeditivo nos sistemas. O processo foi realizado de ponta a ponta”, destaca Giuseppe.

Os testes ocorreram no Espírito Santo, Pernambuco e Amazonas, abrangendo em cada estado nove Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Os testes contaram, ainda, com equipes do TSE.

Giuseppe Janino informa que os testes nos sistemas eleitorais prosseguirão, conforme o cronograma de planejamento do TSE. De 6 a 8 de agosto, cada TRE realizará um simulado de uma eleição completa. Segundo ele, esse simulado geral tem como finalidade verificar a qualidade e o correto funcionamento dos sistemas.

“No simulado, vamos iniciar o processo de votação, de transmissão de dados, de totalização, simultaneamente em todos os estados. Em seguida, vamos analisar esse desempenho”, explica o secretário.

Biometria

Assim como ocorreu no Teste em Campo Regional de 21 a 25 de julho, também não houve qualquer entrave na eleição simulada com biometria no município de Iranduba (AM), no dia 24 de julho, para averiguar a infraestrutura de transmissão de dados.

“Optamos por realizar esse teste simulado de biometria em uma localidade de difícil acesso, onde a transmissão de dados somente pode ocorrer via satélite. Interessante observar que são justamente nestas comunidades mais remotas, onde há menos recursos, que a Justiça Eleitoral investe mais tecnologia. São dessas localidades, inclusive, que chegam os primeiros resultados das eleições, em razão da tecnologia ali empregada”, ressalta o secretário de Tecnologia da Informação.

EM/FP

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido