Justiça Eleitoral disponibiliza programas para acompanhar apuração das Eleições 2014

Justiça Eleitoral disponibiliza programas para acompanhar apuração das Eleições 2014

Apuração Eleições 2014

Para as eleições deste ano, a Justiça Eleitoral apresenta uma novidade: o acompanhamento em tempo real da contagem dos votos por meio do aplicativo “Apuração 2014”, que poderá ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis (tablets e smartphones).  A inovação se soma às outras duas plataformas já utilizadas anteriormente: o sistema “Divulga”, na versão desktop (computador de mesa), com as informações completas dos resultados; e o “DivulgaWeb”, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
 
Em virtude da diferença de fuso horário, o TSE irá começar a divulgar os resultados da totalização dos votos para presidente da República às 19h (horário de Brasília) do próximo domingo (5), quando a votação já estiver encerrada em todo o território nacional. Já para os demais cargos, a totalização dos votos pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e a remessa das informações ao TSE terá início logo após o encerramento da votação, às 17h, respeitando-se o horário local.
 
Aplicativo Apuração 2014
 
O aplicativo Apuração 2014 já pode ser baixado sem custo em tablets e smartphones que utilizam os sistemas operacionais IOS e Android. Por meio do aplicativo, é possível acompanhar os dados de todo o Brasil e visualizá-los a partir de consulta nominal, que apresenta o quantitativo de votos totalizados para cada candidato com a indicação dos eleitos ou dos que foram para o segundo turno (no caso da disputa de governador e presidente). Também é possível selecionar os candidatos favoritos e visualizá-los com destaque.
 
O eleitor pode, ainda, selecionar a abrangência que deseja acompanhar a apuração. Por exemplo, pode-se escolher “Brasil” para acompanhar a votação de presidente da República e “Estados” para acompanhar a votação para governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital por Unidade da Federação. Também é possível acompanhar o desempenho nas urnas do candidato a presidente em cada Estado. Além de visualizar o número de votos, é possível acompanhar o percentual de apuração das seções e ainda compartilhar essas informações nas redes sociais.
 
Os resultados são atualizados automaticamente e, ao final da apuração, serão exibidos os eleitos com o quantitativo de votos obtidos e o percentual de votação por candidato. O candidato que aparecer com zero voto pode não ter tido votação, estar indeferido com recurso ou, após a preparação das urnas, ter sido indeferido, ter renunciado ou falecido. Os votos para candidatos indeferidos com recurso ou cassados com recurso não serão exibidos, conforme a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97, artigo 16-A). O aplicativo não apresenta resultados da votação em trânsito nem da votação no exterior para o cargo de presidente da República. Para baixar o aplicativo Apuração 2014, acesse as lojas Google Play e iOS App Store.


DivulgaWeb

 
O DivulgaWeb apresenta o mesmo conteúdo do aplicativo Apuração 2014, mas permite ao usuário acompanhar a apuração do resultado das eleições pela internet sem necessidade de instalação de qualquer software adicional em seu computador. 

O sistema possibilita a visualização dos dados por meio da consulta de votação nominal, apresenta o quantitativo de votos totalizados para cada candidato e a indicação dos eleitos ou dos que foram para segundo turno. O DivulgaWeb não fornece dados de votação em trânsito, de votação no exterior para o cargo de presidente, nem de votação de candidatos indeferidos com recurso ou cassados com recurso.
 
Divulga (versão desktop)
 
Sistema produzido pela Justiça Eleitoral para possibilitar o acompanhamento dos resultados de votação de candidatos, partidos e coligações das eleições, o Divulga permite a visualização dos dados por meio de várias consultas, bem como a exportação desses dados em formatos PDF e CSV. Na versão desktop, o Divulga oferece maior gama de informações, permitindo ao usuário consultar os resultados de todo País, bem como a votação no exterior e a votação em trânsito para o cargo de presidente.
 
Para utilizar o Divulga em seu desktop (computador de mesa), basta fazer o download do programa a partir do site do TSE (www.tse.jus.br). No material baixado, constará um manual de instruções de como utilizar a ferramenta.
 
CM,VP/JP

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido