Registro Civil Nacional é comentado por autoridades em sessão solene realizada no TSE

Ministro Dias Toffoli durante cerimônia de encaminhamento de projeto de lei do RCN

Em cerimônia realizada na tarde de hoje (28) no Palácio do Planalto, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, participou, juntamente com a presidente da República, Dilma Rousseff, do envio ao Congresso Nacional do projeto de lei que institui o Registro Civil Nacional (RCN). Na noite desta quinta-feira, após sessão solene em comemoração aos 70 anos da reinstalação da Justiça Eleitoral, realizada no TSE, autoridades comentaram a proposta de instalação do RCN. 

Ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Afif Domingos
“No Executivo, onde existe uma enorme dispersão de iniciativas fazendo a coleta biométrica, vimos que todas as ações encerravam em um grande processo de desperdício de recursos humanos e financeiros. Se nós tivéssemos um registro único biométrico que fosse acompanhado de um registro único biográfico, nós teríamos a junção para criar o RCN, o número único do brasileiro. Hoje, são mais de 20 documentos, mais de 40 cadastros, e esse número único seria aquele que traria a identificação inequívoca do cidadão. Esse passo foi dado hoje, porque a Justiça já tem um trabalho feito e a estrutura montada, só falta acelerar. O Executivo tem todas as informações que serão concentradas no cadastro biométrico, e nós vamos cruzar esses cadastros para o aperfeiçoamento do sistema de identificação no país. É uma parceria inédita entre os dois poderes com essa magnitude.”

Ministro do TSE, Gilmar Mendes
“Acho [o RCN] uma medida de bastante importância e certamente vamos avançar muito e aperfeiçoar todo o sistema. Hoje, nós vimos na solenidade que este é um esforço contínuo da Justiça Eleitoral ao longo do tempo. Aperfeiçoamento do sistema de contagem, mudança de cédulas, depois o voto eletrônico e, agora, essa congregação de esforços que certamente vai mudar não apenas toda a Justiça Eleitoral, mas todo o nosso sistema de identificação.”

Assessor-chefe de Gestão Estratégica do TSE, Paulo Camarão
“O encaminhamento do projeto de lei ao Congresso Nacional foi a primeira vitória, ou seja, a Justiça Eleitoral efetivamente assumiu a administração do RCN e, para nós, é o primeiro passo. Daqui para frente é esperar que o Congresso Nacional aprove o projeto de lei, acabar de desenvolver o sistema e implantar gradativamente, conforme está previsto no próprio projeto.”

Secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Dutra Janino
“O início da identificação biométrica do eleitor viabilizou a implantação de um processo audacioso e ao mesmo tempo extremamente positivo para o Brasil, que é o RCN. A Justiça Eleitoral é hoje um cenário extremamente propício para trazer projetos de relevância, que venham moralizar a identificação do cidadão brasileiro, diminuir a prática de fraudes de falsidade ideológica e, consequentemente, mitigar muito o prejuízo que isso causa. É muito prazeroso como servidor da Justiça Eleitoral, eu que farei 20 anos como servidor, presenciar essa história tão positiva e proveitosa para o cidadão brasileiro e para o país.”

FP/RR

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido