Eleições 2016: aplicativo Mesários já está disponível para download na Google Play

Aplicativos Moveis

O aplicativo Mesários, ferramenta com instruções e orientações para complementar o treinamento dos cerca de dois milhões de colaboradores que vão participar do processo eleitoral, já está disponível para ser baixado gratuitamente na Google Play. Até sexta-feira (2), o App também estará disponível para download na Apple Store.

A ferramenta tem informações para quem foi convocado ou se voluntariou para atuar como mesário nas Eleições 2016, tais como procedimentos a serem executados na seção eleitoral no dia da eleição, dicas e soluções, calendário com datas importantes e um quiz com três níveis de dificuldade, para que o cidadão possa testar seus conhecimentos. Além disso, o App indica o caminho para acessar conteúdos on-line, como manuais e vídeos de treinamento.

Os mesários têm papel fundamental para o bom andamento do processo de votação. “Sem o mesário, seria impossível realizar as eleições. Ele é o representante da Justiça Eleitoral em cada seção eleitoral. É ele quem verifica a documentação do eleitor e libera a urna para a votação. Dentro do processo democrático, o mesário exerce papel de suma importância”, explica a secretária de Gestão de Pessoas do Tribunal Superior Eleitoral, Adaíres Lima.

Nas eleições deste ano, assim como em pleitos anteriores, os cidadãos que atuarão como mesários receberão treinamento específico da Justiça Eleitoral, para que possam solucionar eventuais dúvidas ou questionamentos que venham a surgir no dia da votação, dentro de sua alçada de atribuições.

Esse treinamento, segundo Adaíres Lima, garante que tudo ocorra bem no dia da votação. “O treinamento visa capacitar o mesário para atuar no dia das eleições. Isso porque o mesário precisa saber todos os atos necessários, desde o momento em que ele recebe o eleitor, até a conferência dos documentos, o manuseio do terminal do eleitor, a coleta biométrica e a liberação da urna para o voto. O mesário bem treinado facilita a vida do eleitor”, afirma.

Aplicativos

A Justiça Eleitoral vai disponibilizar até as eleições, ao todo, 11 aplicativos para dispositivos móveis – smartphones e tablets (Android e IOS). Já estão disponíveis, além do Mesários, os seguintes: Agenda JE, JE Processos, Candidaturas e Pardal.

Conheça aqui os aplicativos da Justiça Eleitoral para as Eleições 2016.

JC/LC

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido