Admar Gonzaga toma posse como ministro efetivo do TSE

Cerimônia de posse do ministro Admar Gonzaga como titular do TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, empossou nesta quinta-feira (27) Admar Gonzaga Neto como ministro efetivo da Corte na classe dos advogados para o biênio de 2017 a 2019. Como, tradicionalmente, não há discursos nesse tipo de solenidade, o presidente, em nome dos demais ministros da Casa, cumprimentou Admar Gonzaga pela posse no cargo como ministro efetivo.

“Todos que temos tido a satisfação de conviver com sua Excelência sabemos de sua ampla e sólida experiência na esfera do direito eleitoral, como jurista, professor e magistrado”, disse Gilmar Mendes.

Admar Gonzaga era ministro substituto do TSE desde 25 de junho de 2013, tendo sido reconduzido uma vez ao cargo. Após a solenidade, Admar recebeu os cumprimentos de autoridades do Judiciário, do Executivo, do Legislativo, de integrantes do Ministério Público, advogados e servidores do TSE no Salão Nobre da Corte.

Perfil 

Natural do Rio de Janeiro (RJ), Admar Gonzaga Neto atua na especialidade eleitoral desde 1993. É membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade). Ele é autor de livros e manuais de Direito Eleitoral. O ministro também é professor de cursos e palestrante de eventos de estudos sobre a matéria. 

Composição 

O Tribunal Superior Eleitoral é composto por, no mínimo, sete ministros titulares, sendo que três ministros efetivos são provenientes do Supremo Tribunal Federal, dois são do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são da classe dos advogados. Cada um desses últimos nomeados pelo presidente da República a partir de lista tríplice encaminhada pelo STF. 

BB/RC

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido