Presidente do TSE divulga balanço do primeiro semestre forense de 2017

Presidente do TSE divulga balanço do primeiro semestre forense de 2017

Ministro Gilmar Mendes preside sessão de encerramento do semestre forense do TSE

Confira as fotos do TSE no Flickr

Durante a última sessão do primeiro semestre forense de 2017, ocorrida nesta sexta-feira (30), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, fez um breve resumo dos trabalhos realizados no período.  Ele destacou que a Corte Eleitoral realizou 74 sessões, sendo 37 ordinárias jurisdicionais, 25 ordinárias administrativas, 7 extraordinárias jurisdicionais, 3 extraordinárias administrativas e 2 sessões solenes.

Informou também que o semestre “foi bastante produtivo”. Segundo Mendes, até o dia 29 de junho, foram recebidos e distribuídos 1.245 processos físicos e 272 eletrônicos. “No total, diminuímos o estoque processual em 8,37%, tendo sido baixados 1.892 processos físicos e 57 eletrônicos”, comunicou. O magistrado destacou também o julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) 194358, que pedia a cassação da chapa Dilma-Temer.

Gilmar Mendes ainda citou uma série de outras importantes ações desenvolvidas pela Justiça Eleitoral neste primeiro semestre, entre elas o lançamento da Campanha Nacional de Biometria, que teve como objetivo chamar a população a comparecer aos cartórios eleitorais do país a fim de ter suas digitais cadastradas. “Tocantins foi o primeiro estado em 2017 a concluir a meta de coleta biométrica de 100% do eleitorado. E o nosso objetivo é chegar ao final do período da campanha com cerca de 80 milhões de eleitores biometrizados”, disse.

O projeto de biometria, de acordo com o presidente do TSE, segue avançando com sucesso e chegou a cadastrar cerca de 100 mil pessoas por dia, número que vem aumentando. Já foram atendidas cerca de 7 milhões de pessoas. A meta para 2017, contudo, é atingir 26 milhões de eleitores. “Esse avanço é fundamental para o sucesso da Identificação Civil Nacional, cuja lei foi aprovada e sancionada este semestre, e cuja base de dados será armazenada e gerida pelo TSE”, falou.

Em outra frente, o ministro destacou  a realização do Seminário Internacional sobre Sistemas Eleitorais, realizado pelo TSE em parceria com a Câmara dos Deputados e com apoio do Instituto Internacional para Democracia e Assistência Eleitoral (Idea).  “Sem dúvida foi um passo importante no debate sobre a tão necessária reforma política no Brasil. Nesse sentido, tenho destacado que já sabemos o que não queremos e precisamos agora definir o caminho que desejamos trilhar”, assegurou.

Além disso, segundo ele, “o TSE tem contribuído para o debate do Parlamento, franqueando o diálogo com os atores desse processo, tendo sido realizadas, inclusive, duas reuniões com os presidentes de partidos para discutir alternativas e soluções”.

Acordos

O presidente do TSE lembrou ainda do acordo de cooperação técnica com o  Ministério do Trabalho para a expansão do programa Começar de Novo no âmbito da Administração Pública a fim de promover a reinserção social de egressos do sistema prisional.

Na área de sustentabilidade, por exemplo, citou o convênio com o Ministério do Meio Ambiente para o desenvolvimento da Gestão Socioambiental no âmbito da Justiça Eleitoral. Nesse sentido, entre as ações em andamento, ressaltou, particularmente, a execução da instalação de placas de captação de energia solar por meio de células fotovoltaicas. A estimativa de economia é de aproximadamente R$ 970.000,00 por ano. 

Com o Ministério das Relações Exteriores e o Tribunal Regional Eleitoral o Distrito Federal foi constituído um Grupo de Trabalho para o aprimoramento dos sistemas eleitorais no exterior, a partir de estudos sobre alterações técnicas do programa Título Net, entre outros projetos.

“Tivemos um semestre profícuo de trabalho. E, no encerramento deste primeiro semestre, gostaria de cumprimentar e agradecer aos eminentes colegas que compõem esta Corte – titulares e suplentes – por toda dedicação e esforço empreendidos nesse período, bem como a participação do Ministério Público Eleitoral, dos senhores advogados e dos servidores da Casa que nos auxiliaram”, concluiu.

Outros discursos

Na condição de vice-presidente do TSE, o ministro Luiz Fux destacou que os resultados positivos alcançados no semestre, decorreram, em parte muito expressiva, da liderança do ministro Gilmar Mendes à frente da Corte. “Não só na qualidade de presidente, mas na liderança profissional, pela grandeza de sua cultura jurídica, inegável, e também pelo clima harmonioso que vivemos aqui no nosso Tribunal”, disse o ministro Luiz Fux.

Em nome do Ministério Público Eleitoral (MPE), o subprocurador-geral eleitoral Francisco Sanseverino informou que ingressaram 4.159 processos na Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) e saíram 4.710 no primeiro semestre do ano. Estão na PGE ainda 694, que serão examinados em julho. A PGE apresentou 168 recursos e 16 representações na Corte. 

 Ao falar da tribuna pela advocacia e pelo Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade), o advogado Gustavo Severo elogiou a inserção do TSE no cenário internacional, a partir do convênio com o Idea e perante os países da Europa.

“A Justiça Eleitoral brasileira é moderna. O TSE não tem medo de dialogar com a classe política, de dialogar com os advogados. As recentes reuniões com presidentes de partidos, sem dúvida alguma, são condutas que contribuem, e muito, e de forma mais fácil, para que nós consigamos aprimorar esse tão complexo e criticado sistema político brasileiro”, disse o advogado.

Gustavo Severo disse ainda que o Tribunal praticamente esgotou os processos de registro de candidatura a serem examinados. “E, claro, vale o registro também do julgamento memorável do que, talvez, tenha sido o processo mais importante da história do TSE [o julgamento da ação contra a chapa presidencial Dilma Rousseff e Michel Temer], que revelou novamente um tribunal com brilhantismo de cada um de seus membros”, ressaltou.   

IC, EM/LC



ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido