Estudantes estrangeiros participantes do Programa Teixeira de Freitas visitam o TSE

Dr. Luciano Fuck recebe estudantes estrangeiros  participantes  da 15ª edição do Programa Teixei...

Três estudantes de Direito – dois chilenos e um argentino – visitaram o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quinta-feira (30),  para conhecer de perto o sistema eleitoral brasileiro. Durante a visita, eles assistiram a uma apresentação sobre o sistema eleitoral vigente no país e a estrutura da Justiça Eleitoral do Brasil. Eles também conheceram o sistema eletrônico de votação e foram recebidos no gabinete da Presidência pelo secretário-geral, Luciano Fuck. Em seguida, visitaram o Museu do Voto para conhecer a exposição sobre os 85 anos do voto feminino no Brasil.


Eles fazem parte do Programa Teixeira de Freitas, uma iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF) que, desde 2008, promove o intercâmbio de estudantes de Direito entre os países do Mercosul e associados. O objetivo é construir e expandir um entendimento comum entre os países da comunidade econômica que possa ajudar a fortalecer os esforços de integração e promover a formação e reciclagem dos quadros docente e discente, bem como estimular o desenvolvimento de pesquisa e extensão na área jurídica na região.


Pelo programa, até oito universitários podem vir ao Brasil a cada ano. Durante o intercâmbio, passam seis meses estudando na Universidade de Brasília (UnB) e estagiando no Supremo Tribunal Federal. Nesse período, são apresentados a diversas instituições da democracia brasileira, como é o caso do TSE.


Para o assessor de assuntos internacionais do TSE, Ciro Leal Martins da Cunha, iniciativas como o Programa Teixeira de Freitas são muito importantes para a construção da integração regional. “Trata-se de uma integração do ponto de vista humano, das pessoas que vão, no futuro, ser líderes e estar em posição de tomada de decisão. Desde cedo,  uma experiência internacional dentro do Mercosul é de grande importância para nós. Criar essa mentalidade e essa prática humana da integração é um dos aspectos que nós procuramos promover por meio de programas como esse”.


O argentino Facundo Menem é um dos estudantes que visitaram o TSE. Ele se disse muito impressionado com o que viu, e ressaltou a importância da Justiça Eleitoral para a manutenção e fortalecimento da democracia nos países do Mercosul. “A democracia como valor é fornecida por esse avanço tecnológico em que o Brasil, para nós, é um exemplo”, disse.


RG/GA

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido