Presidente do TSE faz balanço de sua viagem oficial à França

Presidente do TSE faz balanço de sua viagem oficial à França

Ministro Gilmar Mendes durante encontro no Ministério de Assuntos Estrangeiros em Paris

Confira as fotos do TSE no flickr

Na manhã desta quarta-feira (6), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, conversou com jornalistas e fez um balanço sobre sua viagem oficial à capital da França, onde esteve reunido com integrantes do Ministério do Interior daquele país.

O encontro tem o objetivo de aprofundar a cooperação já existente entre Brasil e França no que se refere ao processo eleitoral.

“Dei a minha visão sobre as reformas que estamos fazendo no Brasil e sobre esse aperfeiçoamento que o país tem feito. Nós temos passado por um teste de stress muito grande e temos dado boas respostas ao mostrar força institucional. Apesar de grandes falhas que ocorreram ao longo dos anos, nós mantivemos as instituições em funcionamento, acho que esse é um dado positivo”, disse Gilmar Mendes.

Um dos exemplos de aperfeiçoamento citado por ele é no campo da prestação de contas de campanhas. “Estamos melhorando o sistema, criando um software específico para contas e, certamente, vamos fazer uma cooperação também nesse sentido”, garantiu.

Por fim, o presidente do TSE elogiou a Justiça Eleitoral brasileira, que definiu como “uma boa concepção institucional”. Para ele, é interessante que um único órgão tenha concentrado as funções de realizar eleições, julgar o contencioso de processos, analisar as contas de campanhas e de partidos, dentre outras atribuições relevantes. “Foi um grande ganho para o Brasil e mostra que temos avanços a apresentar”, enfatizou.

A visita oficial à França teve duração de três dias, começando na segunda-feira (4) com reunião entre o presidente do TSE e a chefe do Escritório de Eleições e de Estudos Políticos francês, Sylvia Calves.

Na terça-feira, o encontro ocorreu no Conselho Superior do Audiovisual com Gil Moureaux, diretor-adjunto dos Assuntos Europeus e Internacionais, e Dominique Louveau, oficial de programa. No mesmo dia, Gilmar Mendes também esteve na Comissão Nacional de Contas de Campanha e de Financiamento Político, onde se reuniu com o seu presidente, François Logerot.

A última reunião ocorreu hoje com Frédéric Dore, diretor para as Américas e Caribe, representando o Ministério da Europa e dos Assuntos Estrangeiros da França.

CM/RG

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido